Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Margot Balieiro Rodrigues (1918 - 2020)

Mortes: Marcou gerações como inspetora de alunos

Margot Balieiro Rodrigues morreu aos 102 anos em Ribeirão Preto, na última sexta (16)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Quando recebia informes da Igreja Católica, era Margarida Balieiro Rodrigues, seu nome de batismo. Da sua conta no banco, constava Dorcelina, como foi registrada.

A dupla identidade, fruto da indecisão de seus pais, não foi suficiente para ela: quando descobriu a variante francesa para Margarida, Margot, assim passou a se apresentar.

Margot Balieiro Rodrigues viveu 102 anos e morreu na última sexta-feira (16) - Ana Carolina Rodrigues/Acervo da família

Evocar seu nome em Valparaíso —cidade no interior paulista em que passou a maior parte da vida— é suficiente para resgatar memórias em várias gerações de moradores que a tiveram como inspetora de alunos. Das lembranças, ficaram a paciência que tinha com os estudantes e o rigor com seus compromissos.

Com o salário do ofício que exerceu durante 30 anos, comprou religiosamente uma cesta básica por mês para uma família vulnerável da cidade.

Margot teve sonhos audaciosos e os realizou: casou-se aos 35 anos, deu à luz aos 40 e não mediu esforços para ver o filho formar-se engenheiro.

Nascida em 1918, tinha 14 anos quando as mulheres conquistaram o voto, direito que exerceu até as eleições municipais de 2008, aos 90 anos, quando o Alzheimer começou a dar seus primeiros sinais.

O avanço da doença a trouxe para mais perto da família, em Ribeirão Preto (313 km de SP). No final da vida, a visita dos netos era abastecida com brincadeiras de bola que a memória ainda guardava dos tempos de inspetora.

Margot morreu na última sexta-feira (16) aos 102 anos, cercada por seus familiares, e deixou saudades em três filhos, uma nora e 15 netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas