Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Ely Macuxi (1961 - 2021)

Mortes: Defensor da causa indígena, viveu e contou histórias

Ely Macuxi destacou-se como incentivador e defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ely Macuxi era um contador de histórias. Nascido no interior do Amazonas mas registrado em Manaus, ficou conhecido entre os indígenas como o “irmão que falava bem”.

Professor concursado de História da rede pública de ensino em Manaus, escritor e palestrante, Ely tinha o dom da palavra e da escrita e construiu um acervo de artigos e outros gêneros de textos de autoria própria. É autor do livro “Ipaty, o Curumim da Selva”, que traz as lendas, os mitos, as tradições, os costumes e o cotidiano dos macuxi.

Graduado em Filosofia, tinha mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia e especialização em Gestão e Etnodesenvolvimento, ambos na Universidade Federal do Amazonas.

Ely Macuxi (1961-2021) - Arquivo pessoal

Segundo Luiz Gustavo de Souza, 32, um dos filhos, Ely se destacou como incentivador e defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade, respeitando a cultura e os saberes tradicionais.

Atualmente, assessorava o Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas, vinculado à Secretaria Estadual da Educação. Ely também fundou o Núcleo de Educação Escolar Indígena de Manaus.

Por ter sido Seminarista, educado na Paróquia de Santa Luzia, em Manaus, Ely era muito religioso. Lá conheceu a esposa, a professora Terezinha Souza e Souza, 64, que morava num internato de freiras. Casaram-se em dois anos. Em 2020, completaram 33 anos de união.

Homem da natureza, mantinha como hábito as caminhadas na mata e os banhos de rio. Aos domingos, a oração e o almoço ao lado da família eram sagrados.

Ely Macuxi morreu dia 21 de janeiro, aos 59 anos, por complicações da Covid-19. Deixa a esposa, cinco filhos e dois netos.

“Ele deixa para nós a capacidade de lutar e acreditar que a cultura indígena poderá ser respeitada como uma forma de vida não arcaica, mas atual”, afirma Luiz Gustavo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas