Siga a folha

Descrição de chapéu interior de são paulo

Emergência hídrica castiga abastecimento de água no interior de SP

Enquanto alguns municípios adotam rodízio no fornecimento, outros já convivem com racionamento devido à falta de chuvas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campinas

Em alerta de emergência hídrica emitido pelo Sistema Nacional de Meteorologia desde maio, o estado de São Paulo tem registrado agravamento dos efeitos da estiagem. Nos últimos meses, cidades paulistas têm adotado racionamento por conta da escassez de chuva e queda nos níveis dos reservatórios.

A cidade de Tietê (a 120 km de capital), por exemplo, começa a adotar racionamento de água a partir da próxima segunda-feira (2).

Há uma semana, o prefeito Vlamir Sandei (PSDB) decretou estado de emergência hídrica no município. O decreto proíbe a utilização da água potável para lavagem de calçadas, quintais, limpeza de veículos ou reabastecimento de piscinas.

Agora entrará em vigor o racionamento, que deverá atingir perto de 15 mil pessoas –um terço dos moradores da cidade– das regiões central e do São Pedro.

Represa de Itupararanga, que abastece 80% das residências de Sorocaba (SP), com níveis baixos de água - Danilo Verpa/Folhapress

Na região central, parte terá corte de água às segundas e quartas-feiras e outra parte, às terças e quintas. Já na região do São Pedro, haverá interrupção do fornecimento todos os dias, das 22h às 4h.

A cidade –que não pode fazer captações no rio Tietê por causa da poluição– obtém a água para uso e consumo em poços artesianos. Mas até mesmo os poços estão com pouca vazão.

“Buscamos a água subterrânea no aquífero Tubarão, já que não temos mananciais. Mas sempre tivemos muita água”, disse o secretário de governo, Sulleiman Schiavi Nicolosi. Segundo ele, o problema surgiu agora por conta de uma diminuição significativa no nível de água dos poços.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou que a cidade possui 26 poços profundos e 26 reservatórios em operação, com capacidade de 7 milhões de litros de água.

“Mas em operações de limpeza constatou-se redução de vazão em pelo menos três deles. Os poços da região central registraram redução de aproximadamente 25% da capacidade usual”, informou.

Os cerca de 35 mil habitantes da cidade de Rio das Pedras, na região noroeste do estado, começaram nesta semana a fase mais dura do racionamento desde maio, quando foi implantado um sistema de controle na liberação de água na cidade.

Desde quarta-feira (28), o corte no fornecimento se dá por um período de oito horas, das 10h às 18h, todos os dias. Até então, o corte acontecia do meio-dia às 18h.

“O aumento no período é uma forma de garantir que as pessoas tenham água todos os dias”, explicou Emerson Vieira, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras. “Estamos vivendo uma grave crise hídrica”, afirmou.

Nesta sexta-feira (30), por exemplo, o reservatório Bom Jesus –conhecido como Tancão e um dos principais da cidade– estava com apenas 30% da capacidade.

Vieira diz que busca alternativas. Conta que foram perfurados ou reativados cinco poços artesianos e promete abrir licitações para a perfuração de mais 20 poços na cidade.

O superintendente diz ainda que implantou um sistema móvel de captação, em que transfere água de um reservatório para outro por meio de tubulações colocadas sobre a terra, e que iniciou a construção de uma nova estação de tratamento e a limpeza das margens das represas.

Ele afirmou que vai refazer quatro quilômetros de rede para reduzir as perdas de água, que chegam a 50% na cidade. “Na rede de abastecimento é de 1962”, disse.

A represa de Itupararanga –que atende 85% da população de Sorocaba– perdeu mais da metade do seu volume de água em um ano. O volume era de 62% em julho do ano passado, mas caiu para 30,7% nesta semana.

A Votorantim Energia, empresa que faz a operação da barragem, informou em nota que desde a segunda quinzena de dezembro de 2020 libera somente a vazão mínima obrigatória, que é o mínimo permitido pelos órgãos de regulação.

Informou ainda que vem diminuindo a geração de energia. A empresa, no entanto, não quis comentar sobre medidas a serem adotadas, caso a escassez de chuva se prolongue pelos próximos dois ou três meses.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba informou que acompanha diariamente os níveis dos mananciais que atendem a cidade e disse que, por enquanto, não há previsão de restrições no sistema de abastecimento, mesmo com a expectativa de chuvas abaixo da média para os próximos meses. No ano passado, a cidade chegou a adotar um sistema de rodízio.

Diz ainda que tem a outorga para captação de até 1.950 litros de água por segundo da represa de Itupararanga para abastecimento público e que a cidade tem utilizado esse volume.

Mas esta não é a única fonte de água da cidade. A prefeitura retira água também de outros dois mananciais (Ipaneminha e Ferraz/Castelinho), além de captar água do rio Sorocaba. A cidade tem cerca de 700 mil habitantes.

Os habitantes de Itu (a 101 km de São Paulo) convivem com racionamento de água desde a primeira semana de julho.

A Companhia Ituana de Saneamento informou nesta quinta-feira (28) que vai encerrar o mês com baixo volume de chuvas e que, no momento, os mananciais operam com 40,2% de capacidade –um pouco melhor que no início do mês, quando chegou a 32%.

Na região central da cidade, o rodízio é feito no sistema 24h/24h. Ou seja, imóveis são abastecidos dia sim e dia não. Em outras regiões, o abastecimento é interrompido dois dias por semana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas