Siga a folha

Descrição de chapéu Rio de Janeiro feminicídio

Polícia do Rio tem suspeito por morte de designer em Paraty

Paulistana de 27 anos foi encontrada morta no começo do mês; ninguém foi preso

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Marcelle Santos
Paraty (RJ)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro já tem um suspeito pelo assassinato da designer Thalissa Nunes Dourado, 27, encontrada morta no começo do mês em Paraty, no sul do estado.

A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Marcelo Haddad. O nome do suspeito não foi divulgado.

O corpo da designer foi achado com as mãos amarradas e com um saco plástico na cabeça. Até agora, ninguém foi preso.

Ato em protesto pelo assassinato da designer Thalissa Nunes Dourado, 27, em Paraty (RJ) - Patricia Harumi-18.nov.21/Divulg

A investigação havia sido concluída pela polícia, mas a promotora Laura Pinto de Lucca Abelha considerou insuficientes as provas coletadas para acusar a pessoa apontada no inquérito como autora do crime.

"A investigação da polícia terminou, mas o Ministério Público e o Judiciário entenderam que faltam diligências", afirmou o delegado.

Segundo ele, isso não deve mudar a identificação do suspeito. "São exames que vão complementar outras caracterizações, como a definição da causa mortis. No nosso ver, não são exames primordiais. Já chegamos a uma conclusão."

Foram solicitadas pela Justiça, também, que mais informações fossem acrescentadas aos laudos de local do crime e cadavérico.

A perícia inicial afirmou que Thalissa foi vítima de homicídio por asfixia.

Como provas, a polícia apresentou os laudos da necropsia do corpo e do local do crime, uma análise das imagens das câmeras de segurança da rua e depoimentos de amigos e familiares.

Em nota, o Ministério Público informou que o caso está sob sigilo judicial e que "foram adotadas medidas de diversas naturezas a fim de esclarecer os fatos, mas as diligências requisitadas demoram tempo, estando muitas ainda em fase de conclusão".

Em um ato realizado no centro de Paraty no dia 18 de novembro, manifestantes pediram justiça e criticaram a demora no esclarecimento do caso.

Protesto em Paraty pede agilidade na investigação da morte de Thalissa Nunes Dourado, 27 - Marcelle Santos-18.nov.21/Divulgação

Pelo relato de testemunhas ouvidas pela polícia, Thalissa saiu com colegas de trabalho na noite anterior ao crime e voltou para casa de madrugada acompanhada de um casal de amigos. Após um tempo, o casal foi embora e ela subiu para o quarto sozinha.

Depois, imagens das câmeras de segurança da rua mostram que Thalissa saiu novamente, sozinha, e retornou de madrugada.

Na manhã seguinte, por volta do meio-dia, a amiga com quem ela dividia a casa a encontrou já morta no quarto, com as mãos amarradas e um saco na cabeça.

Nascida em São Paulo, Thalissa havia se mudado para Paraty durante a pandemia de Covid-19 e lançado há poucos meses uma marca de moda sustentável. De acordo com a mãe, ela vivia um momento feliz e estava levando uma vida tranquila em Paraty.

O município é um dos mais violentos do Rio de Janeiro, com vários casos de violência contra a mulher.

Em julho deste ano, Juliana Carlos Santos, 25, foi queimada, esquartejada e enterrada numa praia isolada da região. Meses antes, duas mulheres sofreram tentativa de estupro e homicídio na turística Praia do Sono.

No ano passado, a cidade foi cenário de dois crimes bárbaros que chocaram a população. Em janeiro, Dara Cristina de Almeida Santos Souza, 25, teve a casa incendiada pelo namorado. Ela escapou com vida, mas seus filhos, três crianças de quatro, cinco e sete anos, morreram no incêndio.

Em fevereiro, um casal de turistas foi atacado na casa onde passavam férias na praia do Sono. A mulher foi estuprada e o marido, assassinado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas