Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Moradores protestam na Radial Leste por causa de alagamentos na região

Grupo ateou fogo a pneus e impediu o trânsito na via da zona leste de São Paulo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Moradores do bairro Artur Alvim, na zona leste de São Paulo, protestaram no início da manhã desta terça-feira (15) na Radial Leste por causa dos alagamentos na região. Eles montaram uma barricada de pneus e lixo e colocaram fogo, impedindo o trânsito no sentido centro.

O protesto ocupou duas faixas da direita e o corredor de ônibus. Por volta das 7h10, o trânsito foi liberado.

A manifestação ocorreu nas proximidades da galeria pluvial que passa ao lado da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e que rompeu por causa das chuvas que atingiram a capital paulista nos últimos dias.

Moradores do bairro Artur Alvim, na zona leste de São Paulo, realizaram um protesto na Radial Leste na manhã desta terça-feira (15) contra os alagamentos na região durante a forte chuva desta segunda (14) - Reprodução/TV Globo

Segundo os moradores, os alagamentos pioraram com as obras realizadas na galeria pluvial. Os reparos emergenciais para permitir a passagem dos trens teriam dificultado o escoamento das águas quando chove forte na região.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que uma galeria pluvial que passa sob os trilhos da CPTM se rompeu, causando a erosão do terreno sob a linha. "A concretagem do local foi necessária para contenção do processo erosivo e para garantir a segurança dos passageiros e dos trens", informou a administração.

A Siurb (secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) informou que três novos dutos estão sendo implantados na galeria para substituir o trecho rompido.

Previstos em decreto municipal desde 2017, os pedidos de indenização por danos causados por ação ou omissão da prefeitura somam 124 desde 2020, segundo a administração municipal. Desse total, dois estão relacionados a enchentes.

Linhas de ônibus que passam pela região, como as que vão para os metrôs Tatuapé e Bresser e terminal Parque Dom Pedro 2º, foram prejudicadas pelo protesto. Passageiros precisaram descer dos ônibus e seguir a pé no trecho interditado pela manifestação.

A chuva de segunda (14) à tarde alagou ruas da zona leste e deixou carros com água até o teto durante a tarde. Comerciantes perderam mercadorias e tiveram que fechar as portas durante o temporal.

A capital paulista ficou, das 12h21 às 16h48, em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo).

O maior índice pluviométrico desta segunda, 73,4 mm de chuva, foi verificado no Itaim Paulista, também na zona leste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na região metropolitana, até as 20h15, foram 49 quedas de árvores e sete desabamentos ou desmoronamentos. Também houve 27 chamados para enchentes e alagamentos. A corporação afirma que não há vítimas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas