Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Frente fria traz chuva na sexta e frio no sábado para SP

Capital deve ter apenas chuva fraca; temperaturas devem subir de volta no domingo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma frente fria que se aproxima do Sudeste brasileiro pelo litoral deve causar chuva nesta sexta (29) e derrubar a temperatura no sábado (30) no estado de São Paulo.

A chuva deve se concentrar na Baixada Santista e nos litorais norte e sul, devido à passagem da frente fria oceânica, de baixa intensidade. Na Grande São Paulo, a previsão é que ela seja fraca, afirma Adilson Nazario, técnico em meteorologia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura da capital paulista.

Nuvens de chuva próximas ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, em fevereiro - Mathilde Missioneiro - 6.fev.22/Folhapress

O estado vem de uma sequência de dias com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, abaixo dos 30%. Em alguns municípios, esse índice chegou a ficar abaixo de 20%, em especial no norte e no oeste paulista, segundo a Climatempo.

Nazario explica que a massa de ar seco estava bloqueando a passagem de frentes frias e inibindo a formação de nuvens carregadas de chuva. "Isso é bastante comum nessa época do ano. É uma tendência que vem se confirmando", afirma.

A temperatura cai no sábado devido à influência da frente fria, mas volta a subir já domingo (veja a previsão na sua cidade). Isso acontece porque dessa vez a frente fria não vem acompanhada de ar frio polar.

A temperatura deve cair mesmo, como esperado, em maio graças ao ar frio polar e às frentes frias comuns para essa época do ano.

O interior do estado pode até não ter chuvas agora. Em compensação, um vento quente e úmido vindo da região centro-norte do país deve causar desconforto.

Já na capital, deve chover fraco durante a tarde e noite, mas não o suficiente para que a média esperada para abril seja alcançada.

Este foi um mês seco na cidade de São Paulo, o terceiro abril consecutivo com chuva abaixo do esperado. Até às 7h desta quinta (28), o acumulado na capital paulista era de 26 mm, representando 45% menos do que os 64,2 mm esperados para este mês.

Na série histórica da cidade, iniciada em 1995, o abril mais seco foi o de 2016, com um total de 3,2 mm durante todo o mês. "Foi praticamente uma garoa", explica o meteorologista. O abril mais chuvoso, em contrapartida, foi o de 2012, com 145,3 mm.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas