Siga a folha

Descrição de chapéu Páscoa

Ouro Preto retoma celebrações presenciais da Semana Santa com lava-pés e procissão do fogaréu

Tradições religiosas voltam a atrair fiéis e turistas à região das cidades históricas mineiras

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bernadete Druzian
São Paulo

A tradicional cerimônia do lava-pés que representa Jesus na Última Ceia, na noite da Quinta-Feira Santa (14), atraiu centenas de fiéis à cidade histórica de Ouro Preto (MG). A celebração foi seguida pela procissão do fogaréu pelas ruas da cidade, num ritual que relembra a passagem bíblica da prisão de Cristo no Monte das Oliveiras.

De acordo com os organizadores, cerca de 60 homens e mulheres saíram da igreja de São Francisco de Assis, às 23h, vestidos com trajes pretos, usando capuzes e carregando tochas de fogo, numa alusão aos soldados romanos conhecidos como "farricocos", que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia.

Evento da Semana Santa 2022, na igreja Nossa Senhora do Rosário, sermão do lava-pés - Ane Souz/Folhapress

No percurso até a igreja de Nossa Senhora das Dores, tocam matracas (instrumento de madeira com um ferro curvilíneo acoplado) e são acompanhados pelos fiéis.

Segundo Filipe Lage, superintendente de comunicação da prefeitura de Ouro Preto, cerca de 800 pessoas acompanharam as cerimônias do lava-pés e a procissão, que marcam o retorno das celebrações presencias após dois anos de pandemia de Covid-19.

Em Ouro Preto, o rito do fogaréu deixou de ser realizado por mais de 100 anos. A tradição foi retomada em 2019, mas nos dois últimos anos foi apresentada virtualmente por causa das medidas de distanciamento para evitar a disseminação do coronavírus.

Procissão do fogaréu volta a ser realizada em Ouro Preto (MG) - Filipe Lage/Divulgação

Neste ano, a volta dos eventos religiosos com público deu novo fôlego ao turismo na região. Em Ouro Preto são esperados em torno de 20 mil a 30 mil turistas durante a Semana Santa. Cerca de 90% dos hotéis estão totalmente ocupados, segundo Lage.

A programação prossegue até a noite de domingo (17), com as celebrações tradicionais da Sexta-Feira da Paixão (15), com via-sacra e caminhada a partir das primeiras horas da manhã, sermão das Sete Palavras do Divino Redentor na Cruz, cerimônia de Descida da Cruz e procissão do enterro. No Sábado de Aleluia (16), haverá a vigília pascal, com missas ao longo do dia e a celebração solene noturna nas igrejas. No domingo também estão programadas diversas cerimônias de Páscoa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas