Siga a folha

Acidente com embarcação em Capitólio (MG) deixa dois mortos

Uma chalana virou parcialmente, matando um homem de 62 anos e uma mulher de 22

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Duas pessoas morreram em um acidente com uma embarcação na noite de sábado (18) no lago de Furnas, em Capitólio, no sul de Minas Gerais.

Segundo a Polícia Civil, uma chalana virou parcialmente e provocou as duas mortes. As vítimas foram identificadas como Lauro Xavier Berbel Júnior, 62, e Izamara Pereira Messias, 22. Ele era natural de Penápolis (SP) e ela, do município de Machado (MG).

Conforme a Ameg (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), uma lancha com 14 passageiros apresentou problemas mecânicos e solicitou apoio de outra embarcação para o resgate das pessoas.

Barcos com turistas fazem passeios na região de Capitólio (MG) - Joel Silva - 2 out.2021/Folhapress

A chalana, que teria outros dez passageiros, teria ido ao encontro da lancha. As pessoas resgatadas entraram na embarcação maior, mas ela afundou parcialmente devido ao peso.

Outras pessoas envolvidas no acidente teriam sofrido apenas escoriações leves. A polícia instaurou inquérito para investigar o caso e eventuais responsáveis.

Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que enviou imediatamente uma equipe de busca e salvamento ao local da ocorrência na noite de sábado. Ao chegar a esse ponto, a equipe verificou que os passageiros já haviam sido socorridos e que as duas pessoas vieram a óbito, diz o comunicado.

"A embarcação que naufragou estava prestando auxílio a uma outra que se encontrava à deriva no lago de Furnas, com problemas de máquinas. O emborcamento ocorreu no momento de embarque dos passageiros. A MB [Marinha do Brasil] lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas", relatou.

"Serão emitidas notificações aos proprietários e condutores, para que prestem esclarecimentos sobre o ocorrido e providenciem a reflutuação da embarcação. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro", completou.

Capitólio é um tradicional destino turístico devido aos cânions, que costumam ser vistos em passeios de barco pelo lago de Furnas.

Em janeiro, o desabamento de uma rocha matou dez pessoas. A Polícia Civil já encerrou a investigação sobre a queda do paredão e concluiu que o episódio ocorreu devido a causas naturais, sem influência humana. O turismo na região foi reaberto com restrições.

A maioria dos visitantes do chamado "mar de Minas" é da capital paulista, de cidades do interior de São Paulo e da capital mineira, segundo agências de turismo locais.

Políticos lamentam novo acidente

No comunicado da Ameg, o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, lamentou o novo acidente e prestou solidariedade às vítimas.

"Nosso respeito às famílias enlutadas neste acidente. Temos trabalhado constantemente para aumentar a segurança na região. Todas as embarcações são obrigadas a fornecer coletes salva-vidas em número suficiente para todos os passageiros e tripulação", afirmou. Segundo ele, "vários" passageiros usavam o colete no momento do acidente.

A Ameg também lamentou as mortes e prestou solidariedade. "Em nome de todos os municípios que compõem a Ameg, nos solidarizamos com familiares e amigos das vítimas fatais bem como aqueles que escaparam ilesos deste lamentável acidente e reafirmamos o compromisso de todos os gestores municipais da região, bem como da Marinha do Brasil, sediada em Furnas, de garantir a navegabilidade segura para todos no nosso mar de Minas", afirmou o presidente da entidade e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas