Siga a folha

Religiosos e políticos prestam homenagem a dom Cláudio Hummes

Arcebispo emérito de São Paulo morreu nesta segunda-feira (4) aos 87 anos; ele sofria de câncer de pulmão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A morte do arcebispo emérito de São Paulo dom Cláudio Hummes nesta segunda-feira (4) mobilizou religiosos e políticos a prestar homenagens ao cardeal.

Em sua conta no Instagram, o padre Júlio Lancellotti postou uma foto antiga ao lado de Hummes na Pastoral do Povo de Rua.

Dom Cláudio Hummes morreu aos 87 anos - Lalo de Almeida 6.nov.11/Folhapress

Em nota, o arcebispo dom Odilo Scherer afirmou que o cardeal passava por "prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus".

A Canção Nova também o homenageou e escreveu em nota "agradecemos a Deus o dom da vida de Dom Cláudio para a Igreja do Brasil e do mundo".

A morte do religioso foi lamentada por outras personalidades nas redes sociais. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), escreveu "que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração".

Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) também prestaram condolências nas redes sociais.

"Fica seu exemplo de fraternidade e amizade social que não se limitou a palavras", escreveu Haddad.

"Dom Cláudio Hummes nos deixa o exemplo de uma vida dedicada a servir ao próximo", escreveu o candidato do Republicanos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou. Os dois tinham uma relação próxima desde os anos 1970, quando o petista presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o religioso era bispo de Santo André. "Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas", escreveu.

O perfil do sindicato também homenageou o cardeal no Twitter. Hummes deu apoio ao movimento da entidade durante a ditadura militar. "Foi com muita tristeza que a direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu nesta segunda, dia 4, a notícia de falecimento do Cardeal franciscano Cláudio Hummes".

O senador Paulo Paim (PT-RS) também prestou homenagem ao cardeal. " Dom Cláudio Hummes foi um dos mais notáveis homens do seu tempo."

O senador José Serra (PSDB-SP) escreveu: "Sua sede por justiça social e defesa dos mais necessitados sempre nos serviu de exemplo."

Veja a repercussão abaixo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas