Siga a folha

Descrição de chapéu drogas Cracolândia

Polícia apreende 10 mil porções de drogas em SP e diz que destino seria a cracolândia

Entorpecentes foram encontrados em imóvel na zona leste; dois suspeitos foram presos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) encontraram 10 mil porções de drogas, entre maconha, k9, cocaína e skank, em uma casa no conjunto habitacional Sítio Conceição, na zona leste de São Paulo.

A apreensão ocorreu nesta segunda (21), e dois homens foram presos em flagrante. De acordo com a corporação, as drogas seriam destinadas ao tráfico na região da cracolândia, no centro da capital.

Drogas apreendidas em casa na zona leste seriam distribuídas na cracolândia, no centro de São Paulo, segundo a polícia - Divulgação/Deic

A ação foi realizada por policiais da 3ª Delegacia Patrimônio, que investiga crimes cometidos contra órgãos e serviços públicos.

Os agentes conseguiram informações sobre o centro de distribuição de drogas enquanto apuravam o crime de furto de fios e cabos elétricos na cracolândia e chegaram a um imóvel na rua Paraná.

Ainda de acordo com a polícia, no local a equipe percebeu que um indivíduo gravava imagens da viatura —na sequência ele teria entrado em outro imóvel nas proximidades.

Os trabalhos continuaram e foi descoberto na casa da rua Paraná um compartimento instalado no chão, onde estava escondida parte da droga e um caderno com a contabilidade do tráfico.

Os agentes, então, procuraram o homem que filmava a viatura e o encontraram com outro suspeito na rua Barão Teixeira de Camargo. Segundo a polícia, a dupla tentou fugir, mas foi detida em um córrego quando tentava se livrar de uma bolsa com drogas.

Apreensão de drogas k aumentou cinco vezes

Entre janeiro e 21 de agosto, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo aprendeu mais de 57 kg das drogas K, K2, K4, K9 ou spice. O número já é cinco vezes maior do total apreendido em 2022 pelo Denarc. No ano passado, o departamento apreendeu 11,6 kg.

O delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni explica que o aumento das apreensões se deve ao foco nas centrais de abastecimentos, conhecidas como "casas bombas". Esses locais servem como depósitos clandestinos de diferentes tipos de drogas.

"Começamos a localizar e tivemos um sucesso muito grande na apreensão das drogas. Só em agosto, em três dias, já apreendemos 1kg. Então, incentivar o combate às centrais de abastecimento vem surtindo efeito", afirma.

Apesar da quantidade apreendida desses entorpecentes ainda ser menor, se comparada aos outros tipos de droga, o delegado explica que há dois fatores que interferem. O primeiro é que se trata de uma droga relativamente nova. O segundo é que ela é muito potente. "É uma droga que em pouquíssima quantidade, com um grama, uma pessoa já consegue se drogar".

O delegado alerta ainda que as drogas k são consideradas ainda uma droga experimental, por isso a fórmula dela é sempre alterada, o que representa um perigo constante para o usuário. "Quem produz coloca o que vem na cabeça, a produção é muito amadora e perigosa".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas