Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus universidade

Unicamp adia início das aulas presenciais para 14 de março

Reitoria diz que mudança dará mais tempo para adequação aos protocolos contra Covid

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou nesta terça-feira (8) o adiamento do início das aulas presenciais deste ano para o dia 14 de março. Na programação inicial, a volta dos estudantes seria no dia 3, logo após o Carnaval.

Segundo comunicado da reitoria, a decisão foi tomada após reuniões com diferentes segmentos da comunidade universitária (diretores de unidades, representações docentes, de funcionários e de estudantes, associações e sindicatos).

As discussões entre os grupos foram feitas para planejar o cumprimento dos protocolos sanitários contr a Covid-19.

Placa da Unicamp no interior de São Paulo; a universidade confirmou o início das aulas presenciais para o dia 14 de março - Alexandre F. Jorge/Flickr

"Esse adiamento propiciará um prazo mais amplo para a adaptação às novas condições sanitárias e aos recursos tecnológicos adquiridos, garantindo um retorno seguro ao ensino presencial", diz a nota.

O planejamento da reitoria inclui a análise e a adaptação das salas de aula, além dos restaurantes, da moradia estudantil, da biblioteca, e da utilização das vias públicas e dos espaços de convivência.

Com esse adiamento, a Unicamp acompanha o cronograma da USP (Universidade de São Paulo), que já havia programado o retorno das aulas também para o dia 14 de março.

USP, Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp, universidades ligadas ao governo paulista, receberam recursos específicos para adotar medidas sanitárias. ​Em outubro do ano passado, o governo de João Doria (PSDB) anunciou o repasse de R$ 1 bilhão em crédito suplementar para as três instituições.

A USP e a Unicamp afirmam que não vão realizar testes de Covid-19 como parâmetro para o retorno às aulas presenciais.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas