Explosão em colégio da zona oeste de SP deixa nove alunos feridos

Escola particular fica na Vila Sônia; duas vítimas tiveram queimaduras e foram levadas para hospitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma explosão em um colégio particular na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo, feriu ao menos nove alunos e uma professora, de 22 anos, segundo afirmou a SSP (Secretaria da Segurança Pública), no início da noite desta terça-feira (8).

Mais cedo, os bombeiros haviam informado que estavam feridas quatro crianças e a docente. As idades dos estudantes não foram divulgadas.

A explosão, na rua Aparaó, ocorreu por volta das 13h30 desta terça. Os bombeiros investigam as causas do acidente. Três viaturas foram enviadas até o local.

Viatura do Corpo de Bombeiros durante socorro em São Paulo - Jardiel Carvalho - 17.jan.20/Folhapress

Dois alunos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com queimaduras de primeiro e de segundo graus para o Hospital Municipal do Campo Limpo e para o Hospital Lefort, ambos na região. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram enviadas 11 ambulâncias ao local.

A pasta não confirmou se a criança levada para o hospital público ficou internada. Procurada por telefone, a unidade do Hospital Lefort no Morumbi não informou o estado da criança.

"Nos demais atendimentos não houve necessidade de encaminhamento para unidades de saúde", afirmou a secretaria, em nota.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Defesa Civil esteve no local e não constatou a necessidade de interdições. Segundo os bombeiros, não houve abalo na estrutura.

Conforme a pasta estadual da Segurança Pública, funcionários da escola disseram que a professora realizava uma experiência com ácido sulfúrico no laboratório de química, quando a substância teria espirrado no rosto dela e de alguns alunos que acompanhavam a aula.

No local funciona o colégio CSA Souza e Almeida, que adota o material pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo. Por meio de nota, a escola lamentou e explicou o incidente.

"Uma professora do Ensino Fundamental, no intuito de mostrar a importância da ciência, levou as crianças até o laboratório. A professora de química, do laboratório, tentou mostrar um experimento, porém, não aconteceu da melhor maneira, infelizmente", diz a instituição. "Imediatamente, acionamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)", completa.

Ainda na nota, a escola afirma que "todos estão bem, felizmente".

Segundo a polícia, o caso foi registrado como lesão corporal no 34º DP.

As aulas para o ano letivo de 2022 nas redes particular e estadual começaram na semana passada em São Paulo.

Confira a íntegra da nota do colégio:​

Na data de hoje, ocorreu um triste fato no laboratório de química, durante uma aula que estava sendo ministrada nesta escola, CSA Souza e Almeida, que adota o material pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo.

Sempre tivemos todo o cuidado em garantir o bem-estar de nossos alunos, em qualquer um de nossos ambientes escolares. O laboratório de química conta com dois professores responsáveis, e um sempre acompanha e auxilia o outro durante as aulas.

Uma professora do ensino fundamental, no intuito de mostrar a importância da ciência, levou as crianças até o laboratório. A professora de química, do laboratório, tentou mostrar um experimento, porém, não aconteceu da melhor maneira, infelizmente.

Imediatamente, acionamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os socorristas prestaram atendimento à professora e a quatro alunos, que foram atingidos pela experiência. Todos estão bem, felizmente.

A direção desta escola lamenta profundamente o fato e reitera que está à disposição das autoridades públicas competentes, para auxiliar na elucidação de todo o contexto.​

Erramos: o texto foi alterado

O colégio onde houve a explosão fica na zona oeste de São Paulo, não na zona sul, como foi incorretamente publicado em versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.