Siga a folha

Gestão Nunes entrega às escolas kit de ciência com imagens de fuzil na caixa

OUTRO LADO: Prefeitura de SP diz que não solicitou tais embalagens e que professores foram orientados a descartá-las

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A gestão Ricardo Nunes (MDB) entregou às escolas da rede municipal de São Paulo lanternas com imagem de um fuzil na embalagem. O material faz parte de um kit de ciências que foi enviado para mais de 500 EMEFs (escolas municipais de ensino fundamental) de São Paulo.

Nesta quinta (17), a SME (Secretaria Municipal de Educação) afirmou ter orientado as escolas a descartar as embalagens com foto de fuzil. A lanterna e o restante do material deverão ser usados normalmente.

Diretores e professores disseram à Folha que ficaram assustados quando receberam os kits e notaram a imagem de fuzil na caixa da lanterna. Para eles, a foto é inadequada para o ambiente escolar.

Prefeitura de São Paulo entregou às escolas lanternas de led com imagem de fuzil nas embalagens; material faz parte de kit de ciência - Reprodução

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e o vereador de São Paulo Celso Giannazi (PSOL) apresentaram uma denúncia ao Ministério Público e à Defensoria.

A Secretaria de Educação disse que duas empresas venceram a licitação para fornecer os kits de ciências às escolas. O material é composto de uma série de itens, como lupa, esqueleto de plástico e balança de alta precisão, entre outros, além das lanternas de led.

Segundo a pasta, as duas empresas (CSL Educacional e Legend Comércio) foram contratadas para entregar 1.719 kits de ciências às escolas, e ambas enviaram as lanternas em embalagens com a foto da arma.

A secretaria alega que não comprou as caixas dos produtos e que elas foram enviadas pelas empresas sem o conhecimento da secretaria. Disse, ainda, que as duas empresas foram notificadas.

"A compra dos kits nunca incluiu caixas em armazenamento de lanternas led, elas foram enviadas por conta das próprias fornecedoras, que foram notificadas sobre a embalagem cuja imagem não é condizente com o ambiente escolar. Vale destacar que não houve e nem haverá custo à administração pública", afirmou a pasta, em nota.

A Folha tentou contato com as empresas, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas