Siga a folha

Descrição de chapéu universidade USP unicamp

Governo define datas da segunda edição do Provão Paulista Seriado

Vestibular oferta vagas para universidades do estado, incluindo USP e Unicamp

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Estão marcadas as datas da segunda edição do Provão Paulista Seriado, vestibular do Governo de São Paulo que dá acesso a universidades públicas do estado.

A prova foi aplicada pela primeira vez em 2023 e ofertou cerca de 15 mil vagas para estudantes da rede pública em cinco instituições: USP, Unicamp, Unesp, Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Alunos de ensino médio da Escola Estadual Padre Saboia de Medeiros, na Chácara Santo Antonio, zona sul de São Paulo - Folhapress

Nesta edição, os alunos do 3º ano do ensino médio farão o exame em 30 e 31 de outubro. No primeiro dia, serão avaliadas competências de linguagens, ciências da natureza e redação. O segundo dia testará os conhecimentos em matemática e ciências humanas e sociais aplicadas.

Já os estudantes do 1º e do 2º anos farão a prova em 11 e 12 de novembro. No primeiro dia, eles serão avaliados em linguagens e ciências da natureza. O segundo dia será dedicado a matemática e ciências humanas e sociais aplicadas.

A proposta do Provão Paulista, uma espécie de "Enem estadual", é que os candidatos façam as provas ao longo do ensino médio. Para estudantes do 3º ano que participaram da primeira edição da avaliação em 2023, quando estavam no 2º ano, a prova de múltipla escolha tem peso de 50% e a redação, de 20%.

Para aqueles que estão agora no 2º ano, a prova de múltipla escolha vale 25%, enquanto a de 2023 valia 15%. Em 2025, quando esses estudantes estiverem na 3º ano, a prova de múltipla escolha terá peso de 40%, e a redação, de 20%.

Estudantes de outras redes públicas de ensino também podem fazer o Provão Paulista. Para isso, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas