Descrição de chapéu Governo Tarcísio universidade

Tarcísio lança modelo de vestibular seriado para universidades de SP

Provão Paulista será destinado a alunos de escolas públicas e vai oferecer mais de 13 mil vagas, parte delas para USP, Unicamp e Unesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira (10) a criação do Provão Paulista, um novo modelo de seleção para ingresso nas universidades estaduais de São Paulo.

Conforme mostrou a Folha em março, o novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp. Eles defendem que o sistema pode estimular mais os jovens para os estudos.

O exame será aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano. As notas obtidas nessas provas serão usadas para concorrer às vagas de graduação das universidades.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, todos os alunos da rede estadual paulista, incluindo os que estão matriculados em Etecs (escolas técnicas), podem fazer o vestibular seriado.

Cerca de 400 mil alunos, que estão no último ano do ensino médio, podem fazer a primeira edição da prova neste ano, que está programada para acontecer em novembro.

As provas serão de questões de múltipla escolha, com conteúdos de todas as disciplinas, e redação. O número de perguntas não foi informado.

Estudantes sentadas em carteiras e escrevendo em papel são vistas de costas
Candidatos fazem prova da Fuvest, o vestibular da USP, na Cidade Universitária - Rivaldo Gomes - 12.dez.2021/Folhapress

Segundo o governo estadual, cerca de 13 mil vagas já serão ofertadas neste ano —apenas cerca de 3.000 serão na USP, Unesp e Unicamp; o restante será disponibilizado pela Univesp (universidade virtual) e pelo Centro Paula Souza, de ensino técnico.

A USP aprovou que 1.500 vagas serão reservadas para o vestibular seriado. A Unesp já destinou 980 vagas para o modelo. A Unicamp estuda colocar 350 vagas, mas ainda precisa de aprovação de seus órgãos gestores.

"Os jovens têm o sonho de entrar na universidade, porque esse é um passo importante para o ingresso no mercado de trabalho, para o sucesso profissional e autonomia financeira. Nós queremos tornar esse sonho possível", disse o governador.

Com o modelo de vestibular seriado, as universidades esperam aumentar o estímulo para os estudantes tentarem ingressar no ensino superior. A rede estadual paulista tem, anualmente, cerca de 400 mil alunos no3º ano do ensino médio, mas menos de 10% se inscrevem para fazer a Fuvest (prova que dá acesso às vagas na USP).

O governador prometeu que alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo que conseguirem vaga nas universidades pelo Provão Paulista terão direito a uma bolsa de estudos durante a graduação. O valor não foi informado.

Em anos anteriores, as universidades já tentaram outras ações para aumentar a participação da rede pública no vestibular, mas as ações tiveram pouco impacto. Em 2008, por exemplo, a USP criou um sistema de bonificação conforme o desempenho dos alunos ao longo do ensino médio. Não houve grande variação no número de inscritos no processo seletivo ou de ingressantes de escola pública com a medida.

O vestibular seriado já é usado em outras instituições do país, como a UnB (Universidade de Brasília) e a UPE (Universidade Estadual de Pernambuco). Nesses casos, os dados mostram que houve aumento do ingresso de alunos da rede estadual nos cursos de graduação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.