Siga a folha

Saiba como terminar a relação com o seu terapeuta

Pode ser tentador desaparecer sem dar explicações, mas essa não é a maneira mais produtiva de lidar com a situação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jancee Dunn
The New York Times

Se você já fez terapia, sabe que o relacionamento é único. Você pode contar ao seu psicólogo coisas que não compartilharia com entes queridos. "É o relacionamento profissional mais íntimo que você terá", diz John Norcross, professor de psicologia na Universidade de Scranton. Então, o que você deve fazer quando estiver pronto para seguir em frente? Veja conselhos de psicólogos.

Antes de encerrar a relação com o psicólogo, pergunte a si mesmo: Desenvolvi as habilidades que precisava? - Adobe Stock

AVALIE SEUS OBJETIVOS INICIAIS

Idealmente, você estabeleceu objetivos quando começou a terapia, diz Dontea' Mitchell-Hunter, psicoterapeuta. Pergunte a si mesmo: Desenvolvi as habilidades para lidar com a vida por conta própria?

Você e seu terapeuta devem avaliar seu progresso, diz ela. "Estou sempre procurando saber como eles estão lidando com suas coisas, suas emoções, seus gatilhos fora da terapia", diz Mitchell-Hunter. "Porque o trabalho de estar em terapia realmente acontece fora da sala de terapia."

SEJA DIRETO

Se você está saindo porque está insatisfeito, diz Norcross, pode ser tentador desaparecer sem dar explicações para o seu psicólogo. Mas essa não é a maneira mais produtiva de lidar com isso. Tenha uma conversa, tanto como uma cortesia ao seu terapeuta quanto como um exercício fortalecedor.

Expresse sua insatisfação com os elementos da terapia que não estão funcionando e veja se algo pode ser feito para mudar o curso do tratamento, diz Norcross. Se você não consegue reunir coragem para fazer isso pessoalmente, comece com um email ou mensagem de texto.

ELABORE UM PLANO PÓS-TRATAMENTO

Derek Seward, professor associado de aconselhamento e educação de conselheiros na Universidade de Syracuse, recomenda discutir cenários que possam desencadear você após sair da terapia e fazer um jogo de papéis sobre como você lidaria com eles. Em seguida, fale sobre o que você deve fazer se enfrentar uma crise e quiser voltar. Decida as formas específicas de entrar em contato, como email, diz Seward.

FAÇA DA SUA ÚLTIMA SESSÃO ALGO SIGNIFICATIVO

Todos os três especialistas recomendaram comemorar sua última sessão de alguma forma. A despedida é um sinal de crescimento, diz Mitchell-Hunter, acrescentando que ela chamava suas últimas sessões de "formatura".

Norcross diz que alguns de seus clientes trouxeram doces ou bolos em seu último dia. Outros pacientes choram. "É tudo normal", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas