Siga a folha

Descrição de chapéu AIDS

Morre de leucemia a primeira pessoa curada do HIV no mundo

Timothy Ray Brown recebia cuidados paliativos em sua casa em Palm Springs, na Califórnia, onde morava

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa a ser curada da infeçção pelo HIV, morreu nesta terça (29) em decorrência de leucemia, doença que motivou o tratamento histórico em 2008.

O anúncio foi feito pelo seu parceiro, Tim Hoeffgen, nas redes sociais. Brown recebia cuidados paliativos em sua casa em Palm Springs, na Califórnia, onde morava.

Para tratar a leucemia, há 13 anos ele recebeu um transplante de medula de um doador com um gene hereditário raro, associado à redução do risco de contrair HIV. Desde então, todos os testes para HIV foram negativos.

Timothy Brown, conhecido como 'paciente de Berlim', primeiro paciente curado de HIV após um transplante de medula óssea, (12/04/2019) - Patricia Stavis/Folhapress

Apelidado de “o paciente de Berlim” (onde morava na época do transplante), Brown participava de conferências sobre a doença no mundo todo. Ele esteve no Brasil no ano passado para participar de uma convenção sobre o tema na USP.

Por anos, ele pensou estar curado também da leucemia, mas câncer voltou no fim do ano passado e se espalhou rapidamente.

Em entrevista à Folha, em abril do ano passado, ele disse que, às vezes, se sentia culpado pela cura do HIV, enquanto tantos outros ainda morrem pela doença.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas