Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

SP tem menos de 3.000 internados por Covid, menor número desde abril de 2020

Em abril de 2021, pior mês, estado superou 31 mil pacientes hospitalizados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O estado de São Paulo tem, nesta terça-feira (9), menos de 3.000 pessoas internadas por causa da Covid-19, menor número desde abril de 2020, período do início da pandemia. São 2.935 pacientes, somando 1.347 em UTI e 1.588 em enfermaria, segundo a Secretaria de Saúde estadual.

No recorde, durante o pico da segunda onda, em abril de 2021, o estado chegou a ter mais de 31 mil pacientes hospitalizados por infecção do coronavírus –13.023 em UTIs e 18.125 em enfermarias.

Paciente internado com Covid-19 é conduzido por entre macas em hospital de Santo André (SP) - Amanda Perobelli - 7.abr.2021/Reuters

De acordo com a Secretaria de Saúde, as taxas de ocupação dos leitos de UTI também estão entre as menores da história da pandemia, com 24,2% no estado em geral e 30,9% na Grande São Paulo. Em março, as taxas de ocupação dos leitos eram de 92,3% e 92,6%, respectivamente.

Os números baixos de pacientes são consequência do avanço da imunização no estado, segundo Evaldo Stanislau, médico infectologista do Hospital das Clínicas da USP. "A vacinação intensa que tem ocorrido modificou a apresentação clínica da Covid. Hoje temos uma doença desde assintomática a leve e muito infrequentemente com sinais de gravidade que demandam internação."

De acordo com ele, não há outros motivos que interfiram na redução de hospitalizações, já que há vagas e profissionais da saúde. "Só não internamos mesmo porque não temos tido casos", explica.

A infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), também credita a redução de hospitalizações ao aumento do número de pessoas imunizadas no estado. Ela, porém, destaca números menores de adultos de 20 a 39 anos vacinados em algumas cidades.

"Aqui em Campinas, a adesão à primeira dose da vacina não chegava a 80% no último boletim. É uma população que sai muito para trabalhar, estudar, lazer. Eles acham que não vão adoecer gravemente e mantêm uma circulação grande do vírus."

São Paulo tem 70,92% de sua população com o esquema vacinal completo, e 84,03% com ao menos uma dose de imunizante contra o coronavírus, segundo dados do Vacinômetro do governo estadual na noite desta terça.

Em relação à população adulta, 100,55% receberam ao menos uma dose da vacina –número atingido no fim de outubro– e 90,04% completaram o esquema vacinal.

A secretaria estadual de Saúde levou em conta a projeção feita pelo IBGE para o tamanho da população em 2021. Segundo a estimativa, há 35,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais.

MORTES POR COVID

Nesta segunda (8), pela primeira vez desde o começo da pandemia, o estado não registrou nenhuma morte por coronavírus, segundo informações do Governo de São Paulo.

Como nos fins de semana as notificações de óbitos costumam ficar represadas, é possível que o número seja alterado ainda. De qualquer forma, antes disso, as notificações nunca foram zeradas durante a pandemia —nem mesmo às segundas-feiras.

Já nesta terça, foram registradas duas mortes no estado. Na capital, o último dado é de domingo (7), quando foram notificados três óbitos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas