Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

SP não registra mortes por Covid pela primeira vez desde o início da epidemia

Taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado de São Paulo nesta segunda (8) é de 24,5%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pela primeira vez desde o começo da epidemia da Covid-19, o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por coronavírus nesta segunda-feira (8), segundo informações do Governo de SP.

Os dados ainda podem ser revistos, já que nos finais de semana as notificações de óbitos costumam ficar represadas: os municípios registram as mortes no sistema Sivep-Gripe aos domingos e por isso os dados estão sempre abaixo da média semanal.

Ainda assim, é um marco simbólico: desde março de 2020, jamais as notificações foram zeradas —nem mesmo às segundas-feiras.

No auge da epidemia no estado, SP chegou a registrar 1.389 mortes em um único dia, 6 de abril.

A vacinação em massa da população é considerada a responsável pela queda drástica das mortes: 69,5% dos paulistanos já estão com o ciclo de imunização completo, com duas doses ou então com a dose única.

Quando considerada apenas a população adulta, o estado chegou a 100% com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 e a 86,04% com o esquema vacinal completo. A secretaria estadual de Saúde levou em conta a projeção feita pelo IBGE para o tamanho da população em 2021. Segundo a estimativa, há 35,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais.

A Secretaria Estadual de Saúde registrou também 359 casos da doença nesta segunda (8). A média móvel de mortes dos últimos sete dias no estado ficou em 72,57, segundo dados do governo.

Atualmente, há 3.011 pacientes internados no estado, sendo 1.375 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 1.636 em leitos de enfermaria. Ainda segundo dados do governo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado nesta segunda (8) é de 24,5% e na Grande São Paulo é de 31,3%.

No total, 4.413.241 pessoas no estado de SP foram infectadas desde o início da epidemia, com 152.527 mortes pela Covid-19.

A tendência de redução drástica no número de óbitos é seguido também pela capital paulista. Na última segunda-feira (1º), a cidade de São Paulo registrou apenas um óbito por Covid-19. Foi o terceiro dia seguido em que apenas um registro foi feito, o que possibilitou que a média móvel de mortos em sete dias despencasse para 3,86.

O número foi celebrado na época pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde: desde março de 2020, jamais, mesmo em feriados prolongados, as notificações tinham sido tão reduzidas.
Na semana passada, o governo anunciou que projeta flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos em todo o estado a partir do dia 1º de dezembro. A medida foi atribuída pelo governo de João Doria (PSDB) à queda dos números de casos e mortes causadas pela Covid.

Para haver a flexibilização, será necessário chegar a 75% da população do estado vacinada, menos de 1.100 novos casos registrados por dia e abaixo de 300 internações diárias. Além disso, será preciso atingir a meta de até 50 óbitos diários.

Já o Brasil registrou 64 mortes por Covid e 5.774 casos da doença, neste domingo (7). Com isso, o país chega a 609.484 vidas perdidas e a 21.877.828 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da epidemia.

Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins não atualizaram dados de mortes e casos.

O Distrito Federal não mais atualizará seus dados aos finais de semana e feriados. Já o Espírito Santo teve um problema na plataforma de informações.

A média de mortes agora é de 232 óbitos por dia, queda de 31%. E a média de casos é de 9.896 infecções diários, queda de 17%.

O país já tem 73,04% da população com a primeira dose e 56,06% dos brasileiros com esquema vacinal completo. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 96,13% e 73,78%.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.