Vinagre de maçã realmente funciona para perda de peso e controle de açúcar no sangue?

Perda de peso e controle do açúcar no sangue são ações atribuídas ao líquido; especialistas têm ressalvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alice Callahan
The New York Times

No TikTok, um homem mistura uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água, bebe e come duas fatias de pizza. Em seguida, ele testa seu nível de açúcar no sangue. "Estes são os melhores resultados de todos", diz ele, mostrando um pico muito menor em um gráfico de açúcar no sangue do que quando comeu a pizza sem o vinagre.

Em outras postagens, usuários do TikTok elogiam a notável capacidade do vinagre de maçã de ajudá-los a perder peso, acalmar seus estômagos e —quando aplicado na pele— limpar sua acne e eczema.

O vinagre de maçã tem sido usado como remédio caseiro para curar feridas, acalmar tosse e aliviar dores de estômago por milhares de anos, diz Carol Johnston, professora de nutrição na Universidade Estadual do Arizona.

Mas enquanto algumas das alegações de saúde do vinagre de maçã têm um pouco de ciência por trás delas, diz Johnston, muitas alegações não foram estudadas. Aqui está o que sabemos sobre o vinagre de maçã —e algumas precauções importantes a ter em mente se você tentar.

vinagre de maçã em pote
Is Apple Cider Vinegar Really a Cure-All? It has been said to help with weight loss, blood sugar control, acne and more. But experts say the science is more nuanced. - Derek Brahney/The New York Times

COMO O VINAGRE DE MAÇÃ PODE BENEFICIAR A SAÚDE?

O vinagre de maçã é feito por fermentação, na qual leveduras e bactérias convertem carboidratos primeiro em álcool e depois em ácido acético, que dá ao vinagre seu sabor e odor pungente e, potencialmente, benefícios à saúde, diz Johnston.

Os defensores das redes sociais frequentemente recomendam o uso de versões não pasteurizadas e não filtradas, que contêm uma névoa de bactérias e carboidratos não digeridos chamada "a mãe", diz Chris Damman, professor associado de gastroenterologia na Escola de Medicina da Universidade de Washington. Mas não há evidências de que esses vinagres de maçã "crus" sejam mais saudáveis do que os regulares, afirma.

Vinagres feitos de maçãs e outras frutas também contêm compostos chamados polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem contribuir para seus potenciais benefícios à saúde, diz ele.

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

CONTROLE DO AÇÚCAR NO SANGUE

No início dos anos 2000, Johnston, que vinha estudando como certas dietas poderiam ajudar no controle do diabetes tipo 2, encontrou um estudo de 1988 mostrando que o ácido acético poderia reduzir picos de açúcar no sangue depois de receberem uma solução de amido.

Ela ficou intrigada e decidiu testar a ideia em pessoas com diabetes tipo 2 e resistência à insulina.

Desde então, Johnston e outros pesquisadores descobriram em pequenos estudos limitados que beber uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã ou outros tipos de vinagre misturados com água logo antes de refeições ricas em carboidratos resultou em picos de açúcar no sangue menos drásticos do que refeições sem vinagre.

Alguns estudos sugerem que o vinagre pode retardar o movimento dos alimentos pelo trato digestivo e interferir em certas enzimas que quebram os carboidratos em açúcares simples, resultando em picos mais baixos de açúcar no sangue.

Mas mais pesquisas são necessárias para mostrar que o vinagre de maçã é seguro e benéfico para uso a longo prazo, diz Paul Gill, pesquisador da Universidade Monash, na Austrália.

PERDA DE PESO

Vários estudos pequenos e de curto prazo em adultos classificados como com sobrepeso ou obesos encontraram associações entre o vinagre de maçã e a perda de peso.

Em um estudo de 2009 com 155 adultos no Japão, por exemplo, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam duas colheres de sopa de vinagre de maçã em água todos os dias por três meses perderam cerca de quatro libras [cerca de 1,8 quilogramas]. Em um estudo de 2024 com 120 pessoas de 12 a 25 anos no Líbano, os pesquisadores relataram que aqueles que tomaram uma colher de sopa de vinagre de maçã com água todas as manhãs por três meses perderam em média 15 libras [cerca de 6,8 quilos].

Mas o único estudo que acompanhou os participantes depois que pararam de tomar vinagre de maçã descobriu que, em média, eles recuperaram a maior parte do peso dentro de um mês. E assim como muitos estudos em grupos semelhantes de pessoas não encontraram ligações com a perda de peso.

Dada a falta de dados robustos e os curtos períodos de tempo dos estudos, Beth Czerwony, dietista da Cleveland Clinic, diz que não recomendava que seus pacientes usassem vinagre de maçã para perda de peso.

Se o vinagre realmente ajudar as pessoas a perder peso, pode fazer isso retardando a digestão, o que pode fazer você se sentir mais saciado por mais tempo, afirma.

Pesquisas em animais também mostraram que o ácido acético pode reduzir o acúmulo de gordura em certos tecidos e pode ajudar a aumentar a secreção de hormônios que sinalizam saciedade. Portanto, embora as evidências em humanos sejam mistas, é plausível que o vinagre possa ajudar na perda de peso, diz Damman.

SAÚDE INTESTINAL

Tamara Duker Freuman, dietista em Nova York especializada em condições digestivas, diz que muitos de seus pacientes comentam que beber vinagre de maçã antes ou depois das refeições reduz seus sintomas de refluxo ácido.

"Eu acredito neles", afirma. Mas, ela observa, "centenas de outros pacientes com refluxo horrível" disseram que o vinagre piorou seus sintomas. Infelizmente, não há boas pesquisas sobre o vinagre e a saúde digestiva, diz. Nitin K. Ahuja, gastroenterologista da Penn Medicine.

Pessoas que usam vinagre para tratar refluxo, que é comumente causado pelo ácido estomacal escapando para o esôfago, dizem que o ácido do vinagre faz o estômago produzir menos ácido, diz Ahuja. Mas, ele acrescenta, não há dados de apoio, e "mecanicamente, não faz sentido" que adicionar ácido ao estômago de alguma forma ajude a controlá-lo.

Estudos realizados em placas de Petri sugerem que o vinagre de maçã pode matar certos micróbios, o que poderia potencialmente criar mudanças no microbioma intestinal que poderiam reduzir o inchaço, diz Ahuja. Mas, novamente, ele acrescentou, isso não foi estudado em humanos.

Se você tem sintomas frequentes ou graves de refluxo, procure tratamento de um médico, recomenda.

CONDIÇÕES DE PELE

Aplicar vinagre de maçã diluído na pele tem sido usado há muito tempo como um remédio caseiro para eczema, diz Lydia Luu, dermatologista da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia. E depois que vários pacientes perguntaram sobre esse tratamento, ela e seus colegas decidiram testá-lo.

Em seu estudo de 2019, os pesquisadores pediram a 22 participantes, metade dos quais tinham eczema, para mergulhar um braço em água da torneira e um braço em vinagre de maçã diluído por 10 minutos por dia durante duas semanas. Depois, não houve diferenças entre a pele dos participantes em termos de pH, micróbios ou capacidade de reter umidade —todos os quais são tipicamente alterados no eczema. Dezesseis dos participantes do estudo relataram sintomas como leve queimação ou coceira, principalmente no braço tratado com vinagre; um desenvolveu coceira intensa, queimação moderada e uma pequena ferida; e outro desenvolveu uma erupção elevada.

O vinagre de maçã "não é muito útil para o eczema, infelizmente", afirma Luu —e poderia piorar seus sintomas.

Alguns pacientes da médica "juram" pelo vinagre de maçã para remover verrugas, e o TikTok está repleto de vídeos sugerindo tal tratamento para acne ou manchas escuras ou para remover marcas de pele. Mas não há bons estudos sobre esses usos, afirma Luu, e o vinagre de maçã pode causar queimaduras químicas e cicatrizes na pele.

É SEGURO TENTAR?

Consumir vinagre de maçã, mesmo diluído, pode interagir com certos medicamentos, incluindo alguns medicamentos para diabetes e para o coração, bem como diuréticos. O vinagre de maçã também pode reduzir o potássio no sangue, o que pode ser um problema para aqueles que já têm níveis baixos, diz Czerwony. Portanto, consulte seu médico antes de experimentar, recomenda.

O mesmo conselho vale para usar vinagre de maçã na pele, diz Luu. Um médico de cuidados primários ou dermatologista provavelmente pode recomendar tratamentos mais seguros e eficazes.

Se você quiser usar vinagre para controlar seu açúcar no sangue, Johnston sugere diluir uma ou duas colheres de sopa de qualquer tipo de vinagre em água e beber, mas não exceda duas a quatro colheres de sopa por dia. Mesmo diluído, o vinagre pode corroer o esmalte dos dentes, então ela recomendou beber o vinagre com um canudo.

Se você beber puro, corre o risco de corroer também o revestimento do esôfago, afirma Ahuja.

"Não apenas tome", acrescenta Johnston.

Uma abordagem mais segura e saborosa, sugere Damman, é usar vinagre de maçã em sua culinária. Misture-o em um vinagrete ou arroz de sushi, combine com azeite como um molho para pão, ou incorpore-o em uma bebida gaseificada refrescante. Se houver benefícios à saúde a serem obtidos, ele diz, provavelmente servirá dessa forma também.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.