Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

EUA autorizam aplicação de vacina da Pfizer em crianças a partir de 5 anos

Campanha de vacinação pode começar na quarta (3) e deve estar funcionando plenamente na próxima semana

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Reuters

Os EUA autorizaram, nesta terça-feira (2), o uso da vacina da Pfizer em pessoas com idade entre 5 e 11 anos. Com a autorização, a aplicação do imunizante em milhões de crianças pode teoricamente começar já nesta quarta (3).

O presidente Joe Biden, porém, disse que o programa de federal de vacinação para essa faixa etária só deve estar 100% em operação a partir da próxima semana.

A aplicação foi liberada depois que a diretora do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), Rochelle Walensky, aprovou o uso dos imunizantes em crianças pequenas. Ela seguiu a recomendação dada horas antes, de maneira unânime, pelos conselheiros do órgão, que também apoiaram o uso da vacina da Pfizer nessa faixa da população.

Os conselheiros afirmaram que os benefícios da vacinação superam os riscos da vacina. Grande parte dos temores em relação à vacina em questão para pessoas mais jovens deriva de casos raros e leves de inflamação no coração.

Recentemente, a Pfizer afirmou que a sua vacina contra a Covid tem uma eficácia maior que 90% na prevenção das formas sintomáticas da doença em crianças de entre 5 e 11 anos.

Jovem é vacinado nos EUA com imunizante da Pfizer/BioNTech, autorizado para uso em faixas etárias mais novas - 23.ago.2021 - Robyn Beck/AFP

A FDA (agência americana similar à Anvisa, que regula drogas e alimentos) autorizou o uso emergencial da vacina em crianças de 5 a 11 anos na sexta-feira (29). A agência autorizou uma dose de 10 microgramas da vacina da Pfizer em crianças pequenas. A dose padrão para pessoas com 12 anos ou mais é de 30 microgramas.

No início da reunião, Walensky disse que as hospitalizações pediátricas aumentaram durante a recente onda provocada pela variante delta do novo coronavírus.

O risco da Covid-19 "é muito alto e devastador para nossas crianças, e muito maior do que para diversas outras doenças para as quais vacinamos crianças", disse ela.

Walensky disse que o fechamento das escolas teve impactos prejudiciais à saúde mental e social das crianças. "A vacinação pediátrica poderá nos ajudar a mudar tudo isso", disse ela.

Biden descreveu a autorização como um ponto de virada na batalha contra a Covid. "O programa aumentará nos próximos dias e estará em pleno funcionamento durante a semana de 8 de novembro. Os pais poderão levar seus filhos a milhares de farmácias, consultórios de pediatras, escolas e outros locais para serem vacinados", disse o presidente americano em um comunicado.

O governo dos Estados Unidos e a Pfizer já começaram a distribuir a vacina em preparação para uma campanha geral de vacinação para crianças, muitas das quais voltaram às escolas para aulas presenciais.

No início desta semana, a Casa Branca disse que os Estados Unidos têm estoque suficiente da vacina Pfizer para as 28 milhões de crianças de 5 a 11 anos.

Apenas alguns outros países, incluindo China, Cuba e Emirados Árabes Unidos, aprovaram até agora as vacinas contra Covid-19 para crianças nessa faixa etária e até para faixas mais jovens.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas