Siga a folha

Disputa entre entidades faz Pan de Lima cancelar provas de skate

Competição ficaria desfalcada dos principais nomes do esporte no continente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A pouco mais de dois meses do início dos Jogos Pan-Americanos de Lima, o comitê executivo da Organização Desportiva Panamericana (Odepa) decidiu retirar as competições de skate do programa do evento.

A principal justificativa é que o torneio não poderia contar com os melhores atletas do continente.

Segundo o comitê, um dos motivos para a exclusão foi o fato de a federação internacional de skate (World Skate) não considerar os Jogos Pan-Americanos como evento válido para a classificação olímpica de Tóquio-2020. O skate fará sua estreia olímpica no Japão.

A World Skate inclusive anunciou um evento da modalidade street, na qual o Brasil tem dois vice-campeões mundiais, em Los Angeles, nas mesmas datas em que a competição seria disputada no Peru.

"Entendemos como falta de respeito aos Jogos Pan-Americanos, aos atletas que iriam participar deles e fundamentalmente ao Comitê Organizador de Lima 2019", afirmou a Odepa em nota.

Outro problema foi o processo de classificação a Lima, organizado pela confederação pan-americana da modalidade, ter excluído alguns dos principais países da disputa, entre eles representantes do Brasil.

O Pan de Lima, que será realizado de 26 de julho a 11 de agosto, terá agora 38 esportes. Em 22 delas haverá disputa de vagas para a Olimpíada de 2020.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas