Siga a folha

Descrição de chapéu tênis

Ex-número 1, belga Kim Clijsters anuncia retorno ao tênis em 2020

Ela venceu 4 títulos de Grand Slam em simples e estava aposentada desde 2012

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Aos 36 anos, a belga Kim Clijsters anunciou nesta quinta-feira (12) seu retorno ao tênis profissional a partir do ano que vem. Vencedora de quatro títulos de Grand Slam em simples e dois em duplas, ela estava aposentada desde 2012.

A tenista liderou o ranking mundial por um total de 20 semanas, divididas em quatro períodos (o primeiro em 2003 e o último em 2011). De 2007 a 2009, ela se afastou do circuito e teve sua primeira filha.

Kim Clijsters durante partida em setembro de 2012, ano em que se aposentou do tênis - Al Bello - 12.set.12/AFP

Quando voltou às quadras, a belga venceu o US Open de forma surpreendente, no terceiro torneio que disputou após o retorno, tornando-se a primeira mãe a ganhar um título de Grand Slam desde 1980.

Na sequência, ela ainda ganharia outros dois troféus dos quatro torneios mais importantes do tênis, em 2010 e 2011. Depois da aposentadoria, teve mais dois filhos, nascidos em 2013 e 2016.

Clijsters protagonizou rivalidades com a compatriota Justine Henin, 37, inclusive marcada por desentendimentos fora das quadras, e com a americana Serena Williams, 37.

Henin se aposentou em 2011, e Serena ainda está em atividade, tendo chegado a quatro finais de Grand Slam após o nascimento de sua filha, em 2017. A americana foi derrotada nas quatro decisões.

Em vídeo divulgado nas suas redes sociais nesta quinta, a belga diz que nos últimos sete anos dedicou-se a ser mãe durante 100% do tempo, mas que sentiu falta da carreira esportiva e agora buscará conciliar as duas atividades.

Ainda não há informações sobre a data oficial do seu retorno e quais serão os primeiros torneios de Clijsters, que está no hall da fama do tênis desde 2017.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas