Siga a folha

Descrição de chapéu tênis

Federer propõe fusão entre ATP e WTA para comandar o tênis

Suíço defende juntar entidades responsáveis pelos circuitos masculino e feminino

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | AFP

O tenista suíço Roger Federer, 38, expressou nesta quarta-feira (22) o desejo, posteriormente apoiado por Rafael Nadal, 33, de ver a fusão entre a ATP e a WTA, que comandam respectivamente os circuitos profissionais masculino e feminino de tênis, após a pandemia do coronavírus.

"Eu estava pensando... Será que sou o único a pensar que já chegou o momento para que o tênis masculino e feminino se unam e se tornem um?", questionou o suíço em sua conta no Twitter.

"Estou totalmente de acordo que seria excelente sair desta crise mundial com a união do tênis masculino e do feminino em uma única entidade", apoiou Nadal, segundo colocado do ranking ATP.

Roger Federer durante entrevista em evento na África do Sul - Sumaya Hisham - 5.fev.20/Reuters

A romena Simona Halep, 28, atual número 2 do mundo no ranking WTA, também expressou apoio à ideia. "Você não é o único", escreveu no Twitter em resposta à mensagem de Federer. A americana Billie Jean King, 76, pioneira ao participar da criação da entidade do tênis feminino em 1973, endossou a ideia.

Houve também críticas, como do tenista australiano Nick Kyrgios, 24: "Alguém perguntou para a maioria da ATP o que eles acham sobre a fusão com a WTA e como isso seria bom para nós?", questionou.

Sete entidades regem atualmente as diferentes competições do tênis profissional: a ATP, a WTA, a ITF (federação internacional), assim como cada um dos torneios de Grand Slam (a federação australiana para o Australian Open, a federação francesa para Roland Garros, o All England Lawn Tennis and Croquet Clube para Wimbledon e a federação americana para o US Open).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas