Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Times bascos querem final da Copa do Rei com torcida no estádio

Decisão entre Athletic Bilbao e Real Sociedad poderá até ser disputada em 2021

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A final da Copa do Rei da Espanha desta temporada deverá ser disputada com a presença de público, nem que para isso ela precise ser jogada em 2021. A intenção foi manifestada pelos finalistas da competição, Athletic Bilbao e Real Sociedad, rivais do País Basco.

Os clubes apresentaram a intenção de promover a histórica decisão com portões abertos à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em uma data a ser definida. A federação está de acordo com a vontade das equipes de disputar o jogo com torcedores no estádio.

Torcedores do Athletic Bilbao em jogo da semifinal da Copa do Rei contra o Granada - Jon Nazca - 05.mar.2020/Reuters

A partida poderá ocorrer em 2020 ou até mesmo em 2021, desde que aconteça antes do início da próxima temporada. A Copa do Rei concede vaga ao campeão na Europa League da temporada seguinte e também à Supercopa da Espanha.

A Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, sugeriu às federações nacionais que suas competições, tanto ligas como copas, fossem encerradas no campo. Holanda e França, porém, já determinaram o fim de suas temporadas de futebol no ciclo 2019/2020.

Com o pedido à RFEF, Athletic Bilbao e Real Sociedad querem, além da possibilidade de celebrar o clássico do País Basco com suas torcidas, que a federação garanta a classificação do campeão à Europa League.

Se a Copa do Rei não puder ser encerrada, a vaga europeia correspondente ao vencedor do torneio deverá ser distribuída ao sétimo colocado na tabela do Campeonato Espanhol.

"Os presidentes do Athletic e da Real Sociedad, clubes finalistas da Copa do Rei correspondente à temporada 2019/2020, após se reunirem com o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, concordaram em solicitar à RFEF que a final da Copa possa ser celebrada com público e de maneira oficial, a portas abertas, em uma próxima data a ser determinada de acordo com as três partes", disse a federação em um comunicado.

"O desejo e a vontade de ambos os clubes sempre foi jogar a final com a presença de nossos torcedores e torcedoras. É o mais gostaríamos [de fazer]. Uma final de Copa com nossas torcidas nas arquibancadas."

A Espanha já registrou 248.301 casos de coronavírus, com 25.428 mortes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas