Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Líderes inesperados ameaçam domínio de times favoritos na elite europeia

Torneios acostumados aos mesmos de sempre ganham novos protagonistas nesta temporada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma pessoa desavisada que olha para a tabela das principais ligas europeias talvez não reconheça as classificações atuais dos torneios.

O Paris Saint-Germain, por exemplo, ganhou um concorrente na briga pelo título francês, fato raro na história recente do futebol no país. Barcelona e Real Madrid correm atrás do líder na Espanha e até mesmo na Itália, onde a Juventus reina absoluta há anos, a configuração atual da Serie A tem relegado ao time de Turim papel de coadjuvante.

Campeonatos nacionais acostumados à soberania de um ou dois clubes apresentam, nesta temporada, o ressurgimento de forças tradicionais ou campanhas sólidas de outras equipes que ameaçam o domínio de seus rivais mais poderosos.

A líder Inter de Milão busca encerrar o domínio da Juventus, eneacampeã consecutiva na Itália - Daniele Mascolo - 8.mar.2021/Reuters

A Serie A italiana assistiu a nove títulos consecutivos da Juventus de 2012 para cá. Soberana no cenário nacional, a equipe tenta reconquistar a Champions League, título que não conquista desde 1996.

Entretanto, comandado pelo estreante no cargo Andrea Pirlo, o time poderá ficar sem o título da liga após quase uma década. Quem lidera a competição é a Inter de Milão, com 65 pontos, 10 de vantagem para a terceira colocada Juventus (que tem um jogo a menos).

Na vice-liderança da Serie A está o Milan, o último campeão do país antes dos nove títulos seguidos do clube de Turim, com 56 pontos.

Outra liga nacional que se habituou a ver um único campeão na década passada foi a Bundesliga. O Bayern de Munique, campeão das últimas oito edições, segue na ponta nesta temporada, mas vê a aproximação do RB Leipzig, que venceu quatro das últimas cinco partidas e procura encerrar a sequência vitoriosa dos bávaros.

A oito rodadas do fim da competição, a diferença do Bayern para o seu concorrente mais direto é de apenas quatro pontos.

Protagonista solitário do futebol francês desde que passou a contar com o dinheiro do Qatar, o Paris Saint-Germain se vê em situação curiosa. Campeões de sete das últimas oito edições da Ligue 1, os parisienses estão na vice-liderança 1 com 60 pontos, três a menos que o ponteiro Lille.

Neste domingo (21), o PSG enfrenta o terceiro colocado Lyon, fora de casa. Ambos estão empatados na pontuação, mas a equipe da capital francesa leva vantagem nos critérios de desempate.

Assim como a Juventus e o próprio Bayern, o Paris Saint-Germain tem procurado transferir esse poder local para a disputa europeia. Em busca de seu primeiro título na Champions League, o clube foi finalista na temporada passada, quando perdeu para os bávaros e ficou com o vice-campeonato.

Nas oitavas de final da atual edição, o PSG passou pelo Barcelona e segue mirando sua primeira conquista no torneio. Nas quartas, enfrentará justamente o Bayern.

Quem já se despediu da Champions e pode se concentrar apenas na disputa de sua liga é o Atlético de Madrid, atual líder do Campeonato Espanhol com 63 pontos, três a mais do que o segundo colocado Real Madrid.

A equipe de Diego Simeone sonha com um título que não vem desde a temporada 2013/2014.

Nas últimas 20 edições de LaLiga, Barcelona e Real Madrid estabeleceram um duopólio e dividiram 17 taças entre eles (dez para os catalães e sete para o time de Madri). O Valencia conquistou outros dois campeonatos e o Atlético, um.

Eliminado tanto da Champions como da Copa do Rei, o clube tem somente o campeonato nacional pela frente.

Vizinho da Espanha, Portugal também tem um futebol que, nas últimas duas décadas, foi protagonizado por uma dupla: Porto e Benfica. Nas 20 edições anteriores, ambos conquistaram 18 taças entre eles (11 para o Porto, sete para o Benfica), e Boavista e Sporting ficaram com um troféu cada um.

Os dois clubes dominantes na liga local, contudo, parecem ter ficado para trás na atual temporada.

Líder em Portugal, o Sporting tem dez pontos de vantagem na tabela sobre o Porto, segundo colocado. O clube de Lisboa vislumbra a conquista de um título que não celebra desde a temporada 2001/2002.

Das principais ligas nacionais europeias, a única com desenrolar previsível é a Premier League.

Campeão de duas das últimas três temporadas, o Manchester City de Pep Guardiola lidera a competição com folga. O clube tem 71 pontos na ponta da tabela, 14 a mais do que o vice-líder, seu rival Manchester United.

Guardiola busca recuperar o troféu depois de ver o Liverpool conquistá-lo na temporada passada. A surpresa na tabela do Inglês é justamente o atual campeão, que ocupa apenas a sexta colocação, fora da zona de classificação da Champions League.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas