Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Ídolo e nome de estádio do Real, Di Stéfano jogou amistosos pelo Barcelona

Equipes se enfrentam pela primeira vez no acanhado campo do centro de treinamentos madridista

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Palco do clássico deste sábado (10) entre Real Madrid e Barcelona, pela 30ª rodada de LaLiga, o estádio Alfredo Di Stéfano receberá o primeiro duelo entre as equipes na sua história.

O jogo, que começa às 16h (de Brasília, com transmissão da ESPN Brasil), pode valer a liderança para os catalães: com 65 pontos na segunda colocação, têm um a menos que o líder Atlético –o Real, terceiro colocado, tem 63 e pode dar passo importante na disputa pela ponta.

Outro atrativo é a possibilidade de ser o último clássico de Messi, já que sua permanência na Catalunha é incerta ao fim da temporada.

Apesar de bem menos grandioso que o Santiago Bernabéu, atualmente passando por reformas, o acanhado campo localizado no centro de treinamentos madridista tem o seu simbolismo por homenagear aquele que possivelmente foi o maior jogador do clube, um personagem central no acirramento da rivalidade de Real e Barça.

Real Madrid tem utilizado o Alfredo Di Stéfano enquanto o Bernabéu passa por reformas - Gabriel Bouys - 21.out.2020/AFP

No início da década de 1950, ambas as diretorias mostraram interesse pela contratação do atacante, que à época jogava na liga pirata da Colômbia (não filiada à Fifa), após deixar a Argentina em meio a uma greve de jogadores no país.

O Barcelona acertou a negociação com o River Plate, dono do passe de Di Stéfano, que chegou a treinar com o time catalão em sua chegada à Espanha. Já o Real Madrid negociou diretamente com o Millonarios, o clube colombiano que o atleta então defendia.

No livro "El caso Di Stéfano" (O caso Di Stéfano, em espanhol), os jornalistas Xavier Luque e Jordi Finestres realizam um trabalho de pesquisa e investigação que relata, com documentos oficiais e registros da imprensa espanhola, como autoridades do esporte e da política do país –incluindo a participação de figuras de peso do regime de Francisco Franco– atuaram em favor do Real.

A Fifa, na tentativa de agradar a ambos, sugeriu que Alfredo Di Stéfano jogasse alternadamente pelos dois clubes durante quatro anos. Uma temporada com o Barça, outra com o Real, em um pingue-pongue que duraria de 1953 a 1957.

Descontente com a medida, o Barcelona não aceitou o acordo e abriu mão da negociação. O Real Madrid pagou aos catalães o valor correspondente à transferência feita ao River Plate pela compra do atacante, enfim reforço madridista.

Sua história no futebol a partir daí já é muito mais conhecida. Como jogador do Real, clube que defendeu de 1953 a 1964, Di Stéfano conquistou cinco taças da Champions League (na época Copa da Europa) e oito Campeonatos Espanhóis, marcando 418 gols em 510 partidas. Foi o símbolo daquele grande Real Madrid, que passou a ser não apenas o time espanhol mais vitorioso, mas sinônimo de conquistas europeias.

O curioso é que, mesmo depois do imbróglio entre os clubes e suas diretorias, o argentino vestiria duas vezes a camisa do Barcelona em partidas festivas.

A primeira delas foi em um amistoso contra o Vasco da Gama, no dia 12 de junho de 1955, na Espanha. Com Di Stéfano atuando ao lado de Luis Suárez, atacante da seleção espanhola e ídolo do Barça, os catalães venceram os cariocas por 1 a 0, gol de Isidre Flotats, aos 35 minutos do primeiro tempo.

"O grêmio cruzmaltino perdeu para um dos melhores quadros da Europa. Valeu mais para o cartel internacional do Vasco a derrota por 1 a 0, do que a vitória sobre o La Coruña por 6 a 1", escreveu a Folha na edição do dia seguinte ao amistoso.

"Embora o Barcelona tenha lutado bem, empregando-se com entusiasmo e cerrando a defesa quando percebeu que poderia ganhar com aquele goal único, o fato é que o Vasco poderia ter conseguido um resultado melhor, um empate ou até mesmo a vitória, se tivesse contado com um ataque mais positivo", publicou o jornal O Globo, em sua edição de 13 de junho.

"A equipe do Barcelona jogou reforçada do excelente centro-avante argentino Di Stéfano, o qual tem atuado em todos os matches da temporada vascaína em gramados espanhóis", completou o jornal carioca.

Além dos já citados duelos com o La Coruña e com o Barcelona, o clube de São Januário também enfrentou na turnê espanhola o Valencia, outro time que contou com a presença de Alfredo Di Stéfano, cedido pelo Real Madrid. A partida com os valencianos terminou empatada em 3 a 3, e o argentino anotou um dos gols.

Alfredo Di Stéfano (esq.) em jogo homenagem para Ladislao Kubala (centro), ídolo do Barcelona, em 1961; Puskás foi outro jogador do Real emprestado para o evento - Reprodução/Puskas.com

A segunda e última partida de Alfredo Di Stéfano pelo Barcelona ocorreu em 30 de agosto de 1961, no Camp Nou. O atacante foi um dos convidados para participar da despedida do húngaro e ídolo barcelonista Ladislao Kubala, em amistoso contra o francês Stade de Reims.

Além do argentino, o Real Madrid também cedeu para o jogo festivo Ferenc Puskás, compatriota de Kubala.

Com o trio de craques na equipe titular, o Barça venceu a partida por 4 a 3. Di Stéfano, com menos cabelos do que em 1955, porém com o talento intacto, marcou duas vezes, e Vergés e Benítez fecharam a conta para os catalães.

Goleiro da equipe na vitória sobre os franceses, Antoni Ramallets também estava em campo no amistoso de seis anos antes, o primeiro de Alfredo Di Stéfano com a camisa do Barcelona. Provavelmente, dois jogos inesquecíveis para Ramallets, que ao menos nessas duas partidas não precisou se preocupar com a ameaça do atacante.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas