Siga a folha

Argentina fecha primeira fase com jornada inspirada de Messi e goleada sobre a Bolívia

Uruguai vence Paraguai e define Chile como adversário do Brasil nas quartas da Copa América

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cuiabá

A primeira fase da Copa América foi fechada na noite de segunda-feira (28), com duas partidas. A Argentina goleou a Bolívia por 4 a 1, em Cuiabá, com atuação inspirada de Messi, e o Uruguai derrotou o Paraguai por 1 a 0, no Rio de Janeiro, com um gol de pênalti de Cavani.

Os placares definiram a ordem dos classificados do Grupo A, com a Argentina na liderança (10 pontos), seguida por Uruguai (7), Paraguai (6) e Chile (5). A Bolívia, que já entrou em campo eliminada, concluiu sua campanha com quatro derrotas em quatro jogos.

Foi desenhado, assim, o caminho de cada seleção nos mata-matas. As quartas de final ocorrerão entre sexta (2) e sábado (3). Como líder do Grupo B, o Brasil entrará em campo na sexta, contra o Chile, no estádio Nilton Santos –muito criticado pela qualidade do gramado.

Se avançar, a equipe verde-amarela voltará a atuar no mesmo local nas semifinais, contra o vencedor do confronto entre Peru e Paraguai. O outro lado do chaveamento terá Argentina x Equador e Uruguai x Colômbia.

Messi marcou dois gols e deu uma assistência na goleada da Argentina sobre a Bolívia, em uma noite atipicamente fria em Cuiabá - Rodolfo Buhrer/Reuters

Camisa 10 comanda vitória tranquila dos argentinos

Para assegurar a liderança de sua chave –e estabelecer que um eventual confronto com o Brasil só poderá ocorrer na final, no Maracanã–, a Argentina atuou em um clima atípico, de 12 graus Celsius, na Arena Pentanal. Menos atípica em Cuiabá foi a atuação inspirada do craque Lionel Messi.

Em um jogo no qual o técnico Lionel Scaloni poupou parte dos titulares para os mata-matas, Messi foi escalado e se tornou o jogador que mais vezes entrou em campo com a camisa alviceleste. Chegou a 148 partidas, superando Mascherano, e ainda assumiu a artilharia da Copa América, com três gols.

O camisa 10 comandou sua equipe e, logo aos cinco minutos de jogo, deu um passe perfeito da entrada da área. Deixaou Papu Gómez sozinho para acertar um belo chute que tocou no travessão antes de balançar a rede e abrir o marcador.

Aos 30, a defesa boliviana cometeu pênalti em Papu Gómez. Messi bateu com categoria, no canto esquerdo de Lampe, deixando o goleiro boliviano plantado no meio do gol. Onze minutos depois, o capitão foi lançado por Agüero e deu um toque de categoria para encobrir o arqueiro.

Sentindo-se à vontade por conta do frio, os argentinos continuaram controlando o jogo de maneira segura, com Messi sempre distribuindo a bola no campo ofensivo.

A Bolívia esboçou breve reação, aos 14 minutos da etapa final. Em uma roubada de bola, o volante Leonel Justiniano chegou à linha de fundo e cruzou, encontrando Saavedra livre, para batida no ângulo.

Logo os argentinos retomaram as rédeas do jogo e estabeleceram a goleada. Aos 19, Messi lançou Acuña, que cruzou rasteiro. Lampe espalmou, e Montiel ainda foi bloqueado na tentativa de aproveitar o rebote. Aí, Lautaro Martínez, que havia substituído Agüero, fechou a contagem.

Gol de Cavani tira Uruguai do caminho do Brasil

O Uruguai derrotou o Paraguai por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e ficou com a segunda colocação do Grupo A. Assim, evitou a possibilidade de enfrentar o Brasil nas quartas de final, algo que não teria sido possível sem um triunfo na rodada derradeira.

O placar foi definido ainda no primeiro tempo, em um pênalti marcado pelo árbitro brasileiro Raphael Claus. Cavani fez a cobrança, no canto direito, e definiu que a equipe celeste enfrentará a Colômbia na próxima fase da Copa América, no sábado, no Mané Garrincha, em Brasília.

Já os paraguaios, que acabaram ficando em terceiro lugar na chave, vão encarar o time do Peru. O duelo está marcado para sexta, no estádio Olímpico, em Goiânia.

Veja os confrontos das quartas de final

Sexta (2)

  • 18h: Peru x Paraguai
  • 21h: Brasil x Chile

Sábado (3)

  • 19h: Uruguai x Colômbia
  • 22h: Argentina x Equador

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas