Siga a folha

Polícia identifica e indicia torcedora sob suspeita de racismo na final da Copa do Brasil

Mulher alegou que imitou macaco porque torcedores estariam se comportando como primatas, diz delegado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

A Polícia Civil do Paraná identificou e indiciou sob suspeita de racismo uma torcedora do Athletico que fez gestos imitando macaco a outros torcedores durante a final da Copa do Brasil, na quarta-feira (15). A mulher, cujo nome não foi divulgado, tem 24 anos e é comerciante.

Um vídeo dela fazendo gestos circulou na internet após o jogo e motivou o início de uma investigação na Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos). A torcedora estava num camarote da Arena da Baixada, em Curitiba, estádio do Athletico Paranaense.

O delegado Luiz Carlos Oliveira disse que identificou a jovem por conta do local em que ela estava. Antes mesmo de intimá-la a prestar depoimento, ela se apresentou voluntariamente na Demafe e acabou indiciada após dar sua versão sobre o caso.

Arena da Baixada pouco antes da final da Copa do Brasil - Heuler Andrey - 15.dez.21/AFP

Oliveira disse que a torcedora confirmou ter gesticulado imitando macacos para torcedores presentes no estádio. Ela disse que os gestos não foram direcionados a torcedores do Atlético-MG, mas sim do Athletico, clube pelo qual ela mesma torce.

O delegado confirmou que, pela posição do camarote em que a torcedora estava, faz mesmo sentido a versão de que os gestos tenham sido direcionados a athleticanos. "A torcida do Atlético-MG estava num outro lado", disse Oliveira.

De acordo com o delegado, a torcedora afirmou que gesticulou para torcedores do Athletico que teriam provocado convidados da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o empresário Luciano Hang durante o jogo. A CBF, segundo apuração da polícia, usou um camarote da Arena da Baixada ao lado daquele em que estava a torcedora.

"Houve uma confusão durante o jogo por conta do Hang e da CBF. Torcedores começaram a atirar objetos em direção a esses convidados", disse o delegado. "A torcedora viu e disse que imitou macacos porque disse que eles estariam se comportando como primatas."

Na noite do jogo, o empresário Hang chegou a ser atingido por um copo de cerveja atirado de uma área ocupada por torcedores do Athletico. Em live realizada nesta sexta-feira (17), Hang afirmou que identificou por meio de postagens em redes sociais o torcedor que atirou o copo.

O delegado Oliveira afirmou que, em seu depoimento, a torcedora negou qualquer teor racista de seu gesto. Também disse que havia bebido no camarote. Isso, porém, não evitou que ela fosse indiciada. "Vou concluir o inquérito e a Justiça que decidirá se houve mesmo o crime de racismo", disse o delegado.

Oliveira afirmou que outros dois torcedores filmados imitando macacos e apontando para a cor de sua pele em tom irônico ainda não foram identificados. Segundo ele, como esses torcedores estavam na arquibancada, chegar até eles é mais difícil.

Ele, no entanto, espera identificá-los em breve. O Athletico Paranaense informou em nota emitida na quinta-feira (16) que ajudará autoridades a localizá-los.

"O clube não medirá esforços para investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes", declarou o clube.

A Folha não conseguiu contato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para ouvir a entidade sobre o caso.

A partida entre Athletico e Atlético-MG terminou 2 a 1 para o time mineiro. O Atlético já havia vencido a primeira partida da final da Copa do Brasil por 4 a 0, no domingo (12), e sagrou-se campeão do torneio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas