Siga a folha

Noruega conquista primeiro ouro das Olimpíadas de Inverno; veja destaques

Primeiras medalhas dos Jogos de Pequim-2022 foram distribuídas neste sábado (5)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As primeiras medalhas das Olimpíadas de Inverno foram distribuídas neste sábado (5), no quarto dia de competições dos Jogos de Pequim-2022. A Noruega foi destaque e aparece, momentaneamente, na liderança do quadro de medalhas com dois ouros conquistados.

A primeira medalha dourada dos Jogos ficou com a norueguesa Therese Johaug. A atleta de 33 anos venceu a disputa dos 15 km no skiathlon feminino e conquistou o seu primeiro ouro individual olímpico. A russa Natalia Nepryaeva e a austríaca Teresa Stadlober ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

A atleta norueguesa Therese Johaug comemora após prova do skiathlon do esqui cross-country feminino - Marko Djurica/Reuters

A norueguesa assumiu a liderança aos dez minutos de prova e disparou na frente. Depois, a atleta soube administrar a posição. A prova do skiathlon tem metade do percurso no esqui clássico e a outra metade com a técnica de estilo livre.

Johaug é tricampeã mundial do skiathlon (2015, 2019 e 2021). Ela ficou fora da última edição das Olimpíadas de Inverno, em PyeongChang-2018, suspensa por doping.

Mais tarde, a Noruega voltou a subir no lugar mais alto do pódio no revezamento misto do biatlo. As equipes da França e da Rússia ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. A modalidade mistura na mesma prova corrida de esqui e rodadas de tiro esportivo.

A China, anfitriã dos Jogos, ficou com o ouro no revezamento misto da patinação de velocidade em pista curta. A medalha foi conquistada após reviravolta. Os chineses só avançaram à decisão após revisão por vídeo e penalidades para Rússia e Estados Unidos.

Nos 3.000 m da patinação de velocidade, a holandesa Irene Schouten ficou com o ouro e bateu o recorde olímpico. Ela completou a prova com o tempo de 3min56s93. A italiana Francesca Lollobrigida e a canadense Isabelle Wiedemann ficaram em segundo e em terceiro lugar, respectivamente.

Eslovênia e Suécia foram outros países que conquistaram medalhas de ouro. Nenhum atleta brasileiro competiu neste sábado.

Fora dos locais de competição, o tricampeão olímpico Shaun White, 35, um dos maiores nomes da história do snowboard, afirmou que os Jogos de Pequim serão a sua última disputa olímpica na carreira.

Em Olimpíadas, o americano conquistou medalha de ouro nos Jogos de Turim-2006, Vancouver-2010 e PyeongChang-2018. Ele disputa os Jogos pela quinta vez.

"Dei tudo de mim. Houve alguns altos e baixos no caminho para chegar até aqui e, por isso, sinto que me tornei mais forte e melhor", disse White ao site oficial das Olimpíadas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas