Siga a folha

Ucrânia anuncia boicote a competições com clubes russos

Federação do país reage à permissão da Uefa a times da Rússia em competições sub-17

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

A Ucrânia boicotará as competições europeias de futebol com participação de equipes russas, anunciou nesta quarta-feira (27) a UAF (Associação Ucraniana de Futebol).

O anúncio ocorre um dia depois de a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) decidir reintegrar as equipes russas sub-17 em suas competições internacionais, uma medida que a UAF "condena firmemente", segundo comunicado publicado em seu site.

A associação ucraniana "confirma que não participará de nenhuma competição em que equipes russas estejam envolvidas", indicou o órgão, fazendo um apelo à Uefa "para reverter sua decisão" e instando os demais países a "boicotar os eventuais jogos em que as equipes russas participem".

Torcedores da Ucrânia, em protesto de 2022 contra a guerra - Lee Smith - 21.set.22/Reuters

Na terça-feira (26), a instância máxima do futebol europeu decidiu a reintegração das equipes russas de base ao considerar que "não devem ser punidas por atos cuja responsabilidade cabe exclusivamente aos adultos".

O comitê executivo da Uefa considera "particularmente lamentável, devido à persistência do conflito, que uma geração de jogadores menores seja privada de seu direito de disputar competições internacionais de futebol".

Os jogos das equipes russas de base deverão ser disputados "sem a bandeira, o hino e os uniformes oficiais" russos, "e fora do território russo", determinou a Uefa.

A entidade reiterou sua "condenação à guerra ilegal liderada pela Rússia". E apontou que "a suspensão de todas as outras equipes russas –clubes e seleções nacionais– permanecerá em vigor até o fim do conflito na Ucrânia".

As equipes russas, tanto de clubes quanto de seleções, foram excluídas de todas as competições internacionais após a invasão da Ucrânia por tropas russas em fevereiro de 2022, uma decisão tomada pela Uefa e também pela Fifa (Federação Internacional de Futebol).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas