Siga a folha

Descrição de chapéu tênis

Ex-tenista espanhola Arantxa Sánchez Vicario é condenada a dois anos de prisão

Tricampeã de Roland Garros não ficará presa desde que não cometa nenhum crime no prazo estipulado como pena

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Madri | AFP

A ex-tenista espanhola Arantxa Sánchez Vicario, três vezes campeã de Roland Garros, foi condenada a dois anos de prisão por ocultação de patrimônio para não pagar uma dívida com um banco, informou a justiça da Espanha nesta quarta-feira (17).

A sentença condena Sánchez Vicario, de 52 anos, "a dois anos de prisão e multa" e "seu ex-marido, a três anos e três meses de prisão e multa", informou o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha em um comunicado.

Outros três processados foram condenados "a um ano e três meses de prisão e multa", após o julgamento realizado em Barcelona.

Ex-tenista Arantxa Sánchez Vicario acompanha partida no Aberto dos Estados Unidos, em Nova York - Mike Segar - 10.set.2022/Reuters

A ex-tenista não ficará presa porque a juíza deixou sua pena suspensa por dois anos em troca de não cometer nenhum crime durante esse período.

Ainda assim, a juíza condenou Sánchez Vicario e seu ex-marido Josep Santacana a pagar, como responsabilidade civil, uma indenização conjunta de 6,6 milhões de euros (R$ 35,2 milhões na cotação atual) ao Banco de Luxemburgo, com o qual ambos tinham uma dívida que tentaram não pagar.

A sentença afirma que "fica, portanto, cabalmente provado que a acusada [...] sempre dispôs de bens suficientes para cumprir com a dívida e que, mediante atos de venda e de subtração das ações de embargo, impediu a cobrança".

A pena do ex-marido é superior porque era ele quem administrava o patrimônio de Sánchez Vicario, segundo a sentença.

Além dos três títulos em Roland Garros (1989, 1994 e 1998), Arantxa Sánchez Vicario venceu uma vez o US Open (1994) e foi duas vezes finalista de outros torneios de Grand Slam, o Aberto da Austrália e o Torneio de Wimbledon.

Ela conquistou quatro medalhas olímpicas, duas de prata e duas de bronze, nos Jogos de Barcelona-1992 e Atlanta-1996.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas