Descrição de chapéu Australian Open

Bia Haddad vence russa e vai à terceira fase do Australian Open pela primeira vez

Brasileira supera segunda rodada do Grand Slam de Melbourne pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia venceu a russa Alina Korneeva, de apenas 16 anos, na madrugada brasileira de quarta-feira (17). A vitória a classificou para a terceira rodada do Australia Open, feito inédito em sua carreira.

Bia Haddad venceu a partida na Rod Laver Arena, em Melbourne, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2. A brasileira, que é a número 12 do mundo, tinha participado três vezes da segunda rodada do torneio, sempre com derrota.

Com a primeira vitória nessa etapa, ela se tornou a primeira brasileira a alcançar a terceira rodada do Grand Slam na era aberta, que começou em 1968. Em 1965, Maria Esther Bueno, considerada a maior tenista da história do Brasil, foi vice-campeã na Austrália.

Bia Haddad, mulher, branca, cabelos loiros, veste camiseta regata rosa e segura uma raquete de tênis com o braço esquerdo. A bola está encostando na raquete.
Beatriz Haddad: brasileira venceu partida em Melbourne na madrugada desta quarta-feira - Tracey Nearmy/Reuters

Para a próxima fase, a brasileira de 27 anos chega como favorita, já que sua rival será a jovem russa Maria Timofeeva, de 20 anos, número 170 do mundo, que teve de passar pelo torneio qualificatório para entrar na chave principal.

Se vencer o próximo confronto, Bia Haddad se tornará a tenista brasileira com o melhor resultado no Grand Slam na era aberta, considerando as chaves masculina e feminina. Gustavo Kuerten (2004), Jaime Oncins (1991) e Marcos Hocevar foram os brasileiros que chegaram mais longe no torneio, caindo na terceira rodada.

Bia ainda reforçou seu recorde de brasileira que mais participou de jogos pelo torneio. Foi sua nona partida pelo Aberto da Australia.

Antes dela, o recorde pertencia a Maria Esther Bueno, que disputou oito jogos válidos pela competição.

Contra Korneeva, Bia precisou passar apenas 1h20 em quadra. Foi clara sua superioridade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.