Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Após brigas e denúncias, Turquia anuncia árbitros estrangeiros no VAR

Fenerbahçe alega existir uma 'rede oculta no futebol turco' que decide os jogos; time abandonou o campo na final da Supercopa

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Istambul (Turquia) | AFP

A Federação Turca de Futebol (TFF) anunciou nesta sexta-feira (12) que terá árbitros assistentes de vídeo estrangeiros para jogos importantes da primeira divisão do campeonato turco até o final da temporada.

Este anúncio surge depois de dirigentes do Fenerbahçe, segundo colocado, dois pontos atrás do seu arquirrival Galatasaray, terem criticado publicamente a integridade dos árbitros turcos na semana passada.

Jogadores do Fenerbahce deixam o campo logo nos primeiros minutos da final da Supercopa da Turquia; time protesta contra arbitragem e violência no futebol local - Demiroren News Agency/AFP

"Um árbitro assistente de vídeo (VAR) estrangeiro será nomeado para jogos críticos a partir da 32ª rodada da Superliga até o final do campeonato", afirmou a TFF em um comunicado.

Segundo a TFF, foi alcançado um acordo com as federações italiana, espanhola, alemã, holandesa e portuguesa.

O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, declarou no domingo que inúmeras ligas "escaparam" do seu clube de forma duvidosa, afirmando que existe "uma rede oculta no futebol turco que, durante anos, decide o desenrolar do campeonato com a intermediação de árbitros".

O clube de Istambul, em guerra aberta com a TFF, se recusou a disputar a Supercopa da Turquia no último domingo, abandonando o campo logo nos primeiros minutos do jogo contra o Galatasaray. Na quinta-feira, o Fenerbahçe foi multado em 115 mil euros (cerca de R$ 627 mil) por este abandono.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas