Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 triatlo

Federação defende decisão de realizar triatlo no Sena

Uma das quatro amostras bacteriológicas no dia da prova mista estava acima do permitido, mas foi coletada fora da área de competição

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris

Embora uma das amostras bacteriológicas da água do rio Sena estivesse "ligeiramente acima" do permitido, a World Triathlon (a federação internacional de triatlo) defendeu a decisão de autorizar a realização do revezamento misto olímpico de triatlo, na segunda (5).

Porém, o treino para as maratonas aquáticas previsto para esta terça (6) foi adiado, por "excesso de cautela", segundo Paris-2024. As provas feminina e masculina estão marcadas para a quinta (8) e a sexta (9), respectivamente.

Anne Descamps, porta-voz de Paris-2024, anunciou que uma das amostras colhidas na segunda apresentou 436 bactérias Enterococcus por 100 mililitros, enquanto o limite estabelecido pela World Triathlon é de 400. Essa amostra, porém, garantiu ela, era de um trecho do rio fora da área de competição.

Atletas saltam no rio Sena durante disputa do triatlo em Paris-2024 - Xinhua

A coleta foi feita às 6h30 da manhã locais (1h30 em Brasília), uma hora e meia antes do início da prova. Os resultados foram recebidos às 10h da manhã, menos de uma hora após o encerramento da competição.

Os níveis de Escherichia coli, outra bactéria cuja concentração é medida, estavam na faixa "muito boa": 326, 387, 411 e 517 bactérias nas amostras colhidas em quatro pontos diferentes do rio. O máximo permitido pela World Triathlon são 1.000 E. coli por 100 mililitros.

Para decidir em favor da realização do revezamento misto, o comitê organizador alterou ligeiramente o critério, em relação ao adotado para permitir as disputas individuais do triatlo, no dia 31 de julho. Decidiu-se antecipar em algumas horas a decisão, levando em conta testes da véspera e a previsão do tempo, para que os atletas não tivessem que aguardar até a manhã da prova para saber se competiriam ou não.

A dúvida sobre a realização das provas olímpicas no rio Sena, devido à contaminação por coliformes fecais, arrastou-se por meses. Os triatlos individuais acabaram sendo disputados no dia 31 de julho, e o misto, na última segunda, mas nenhum treino prévio foi autorizado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas