Siga a folha

Evento no Parque Villa-Lobos vai mostrar importância de usar garrafas retornáveis

Estrutura 'instagramável' montada no parque convida consumidor a trocar garrafas vazias por retornáveis cheias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O consumo de plástico em excesso é um problema ambiental mundial pois muitas embalagens não são recicladas. Por conta do descarte incorreto, os plásticos vão para rios e mares e mais: levam cerca de 400 anos para se decompor na natureza.

Para tentar minimizar o consumo deste material, a Coca-Cola realiza o evento "Vamos ser Diferentes" neste final de semana (21 a 22 de maio), no Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo.

Maquete de estrutura que será montada no parque Villa-Lobos para mostrar o ciclo de produção - Divulgação

Além de conhecer todo o ciclo de produção em uma estrutura montada no parque, os participantes poderão trocar três unidades de garrafas recicláveis vazias —de qualquer marca ou tamanho— por uma retornável cheia de Coca-Cola sem Açúcar.

O espaço, que terá acesso gratuito aos frequentadores do parque, é totalmente 'instagramável' e vai funcionar das 10h às 17h.

"Cada garrafa retornável pode ser reutilizada de 15 até 40 vezes enquanto a reciclável, entre 10 a 15 vezes. Ao optar pelas embalagens retornáveis, contribuímos para evitar que 1,6 bilhão de novas garrafas entrem em circulação anualmente", explica Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

Brito explica que a intenção é conscientizar a população sobre sustentabilidade e mostrar que o uso dessas garrafas, além de poluir menos, usa menos recursos, como água e energia nas fábricas, em sua produção.

O gerente de sustentabilidade diz ainda que a meta é que, em 2030, 40% das embalagens sejam retornáveis.

"Em algumas cidades, como Campinas, o uso de retornável é maior que em São Paulo, por exemplo. Em países como Chile e Argentina, mais de 50% consomem produtos em embalagens retornáveis."

Brito diz ainda que todas as embalagens que forem coletadas nos dois dias de evento serão encaminhadas para o SustentaPET, central de coleta de PETs recicláveis pós-consumo, operada pela Coca-Cola Femsa.

"Nos últimos dois anos, foram 1,7 bilhão de garrafas recicladas", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas