Descrição de chapéu
Henrique Bussacos e Estela Damato

Cidades inteligentes: uma agenda para construção de parcerias de impacto

Fator humano e tecnologia são elementos centrais para construção de soluções inovadoras para cidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Henrique Bussacos

Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador público e diretor-executivo do Impact Hub São Paulo

Estela Damato

Especialista em economia urbana e gestão pública e coordenadora da area de parcerias multi-stakeholders do Impact Hub São Paulo.

Com o processo de intensificação da urbanização, a cidade se tornou o principal ambiente para relações sociais, culturais e econômicas. Embora acreditemos que a cidade é algo exterior a nós, um organismo à parte, sua origem etimológica —"condição de cidadão"— mostra que ela é o resultado das interações de pessoas que moram e vivem nela, e é por isso que adjetivá-la como "inteligente" faz muito sentido.

Já "inteligência", em seu significado original, é a capacidade de um indivíduo fazer escolhas certas dentre opções disponíveis.

Cruzamento das avenidas Rebouças e Henrique Schaumann, em São Paulo
Cruzamento das avenidas Rebouças e Henrique Schaumann, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Sendo assim, entende-se que para trilhar os caminhos de uma cidade inteligente é necessário, sobretudo, pessoas inteligentes, disponíveis e abertas a se organizarem de forma equilibrada e justa, otimizando seus recursos e melhorando a qualidade de vida coletivamente através de um constante processo de tomada de decisão.

O termo Cidades Inteligentes vem ganhando espaço na discussão global. Especialmente quando o assunto é inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável e aprimoramento da qualidade de vida nas cidades.

Como resultado, vivenciamos uma busca crescente por soluções inovadoras. Este mercado movimenta hoje mais de US$ 79,3 bilhões na economia global, com projeções de chegar a​​ US$ 2,4 trilhões em 2025, segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan.

Na literatura científica, fala-se muito da tecnologia como base para o desenvolvimento das cidades inteligentes. Para os pesquisadores da área, uma cidade inteligente é aquela que busca melhorar o desempenho urbano usando tecnologias para fornecer serviços mais eficientes aos cidadãos.

Painel "Cidades Inteligentes na Prática", no simpósio promovido pelo Crea-SP
Painel "Cidades Inteligentes na Prática", no simpósio promovido pelo Crea-SP - Divulgação

Além disso, monitora e otimiza a infraestrutura existente, aumenta a colaboração entre diferentes atores econômicos e incentiva modelos de negócios inovadores e sustentáveis nos setores público e privado.

Na lente apresentada aqui, reconhecemos a importância da tecnologia, mas entendemos ser o fator humano o elemento central deste processo.

Isso porque a tecnologia que não é compreendida pelas pessoas nem absorvida pelas organizações e testada em ambiente seguro e compartilhado não gera valor necessário para a superação dos nossos desafios mais complexos.

É verdade também que problemas complexos demandam grandes esforços de articulação. Por isso é importante que eles sejam contínuos e sustentados com metodologia adequada, promovendo conexão, colaboração e prototipagem de soluções.

É fundamental que todos esses processos sejam conduzidos integrando toda a diversidade existente nas cidades e que metodologias inclusivas sejam aplicadas para uma participação efetiva da população.

Nesse sentido, o Impact Hub São Paulo, há mais de dez anos, cocria espaços físicos e relacionais para soluções inovadoras e projetos de impacto por meio de hubs conectados a causas e/ou objetivos específicos de impacto.

Roda de conversa no Impact Hub Floripa
Roda de conversa no Impact Hub Floripa - Divulgação

Faz isso com parceiros de diferentes setores, e esses espaços auxiliam na promoção do encontro e da articulação de diversos atores sociais, de governos a negócios.

Programa de Aceleração: Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas

O Impact Hub é executor do IdeiaGov, hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo, uma iniciativa das Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.

Lançamos agora o Programa de Aceleração: Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas, que aplica um olhar amplo para cidades inteligentes.

O projeto entende que, para que ela seja de fato inteligente, é fundamental que ela seja sustentável e atente para relações humanas.

O programa já conta com parceria de diversas cidades do Estado de São Paulo e os negócios de impacto que apresentarem soluções relevantes terão a oportunidade de estar diretamente conectados com cidades que poderão testar e integrar as soluções na ponta.

Para que uma cidade seja de fato inteligente, é fundamental que ela seja sustentável e atente para relações humanas

Henrique Bussacos

fundador do Impact Hub

Acreditamos que, com abordagem focada no fortalecimento das relações entre diversos atores sociais e na promoção de espaços de conexão entre eles, as cidades não serão apenas inteligentes, mas também resilientes e sustentáveis para as pessoas que vivem nelas.

Se você tem uma solução que contribua para a construção de cidades inteligentes, sustentáveis e humanas, envie sua proposta ao Programa de Aceleração do IdeiaGov.

No dia 26 de maio, das 9h às 11h30, especialistas vão debater o tema no coworking do IdeiaGov, em evento gratuito e com vagas limitadas. Para participar, basta se inscrever aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.