Siga a folha

Programa de inovação busca negócios de impacto na saúde

Iniciativa vai apoiar soluções tecnológicas que qualificam SUS; inscrições vão até 30 de novembro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Negócios de impacto que atuam na saúde podem se inscrever para uma aceleração da Artemisia e da Umane. A Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária à Saúde vai apoiar soluções com potencial de ampliar o acesso, complementar e/ou qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS).

A chamada busca soluções tecnológicas voltadas à atenção primária à saúde com ênfase na validação das soluções em campo. A inscrição para a nova edição pode ser feita até 30 de novembro em impactosocial.artemisia.org.br/inovacao-aberta-saude.

Programa de inovação aberta busca negócios com soluções tecnológicas para qualificar SUS - Gustavo Lacerda/Folhapress

Dez negócios serão selecionados na primeira etapa do programa, que envolve o desenvolvimento de um plano de trabalho e mentoria de especialistas. Na etapa final, cinco negócios recebem até R$ 100 mil cada para implementar projetos-piloto.

Na primeira edição, as healthtechs epHealth, Impulso Gov e UpFlux se destacaram e receberam investimentos para melhorar a qualidade do atendimento de saúde prestado em municípios.

"Enxergamos o enorme potencial que negócios inovadores têm de complementar a oferta dos serviços prestados pelo SUS", afirma Priscila Martins, diretora de parcerias da Artemisia. "Entretanto, há um distanciamento entre esses empreendedores, as soluções e o setor público."

A executiva acrescenta que inovações focadas no setor privado não trazem mudanças significativas para quem mais precisa e que o desafio é construir modelos viáveis para este segmento.

"Nossa motivação é apoiar negócios de impacto com novos arranjos para que eles conquistem escala e cheguem à população em situação de vulnerabilidade social e econômica."

Para nortear as ações do programa, as equipes da Artemisia e Umane desenvolveram uma tese de impacto social em atenção primária à saúde. A ideia era analisar o contexto brasileiro e as oportunidades para que negócios de impacto possam endereçar os desafios.

Entre os achados do mapeamento estão as dificuldades com a coleta, gestão e utilização dos dados para gerar informações e apoiar decisões estratégicas no setor.

"Essa questão foi apontada por quase todos os especialistas como uma das principais carências do sistema de atenção primária no país hoje e o desafio ficou ainda mais evidente com a Covid-19", diz Priscila Martins.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas