Siga a folha

Série de vídeos sobre cidadania consciente será exibida em CEUs paulistanos

Projeto 'Nossa Casa, Nosso Planeta' deve chegar a 150 mil jovens da rede pública abordando temas como desperdício de alimentos, mudanças climáticas e desigualdade social

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo (SP)

Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo vão exibir uma série audiovisual sobre cidadania consciente para alunos de 8 a 16 anos da rede pública de ensino. Os oito vídeos serão distribuídos em 58 centros a partir deste semestre, com expectativa de atingir 150 mil estudantes.

Entre os temas do projeto "Nossa Casa, Nosso Planeta", parceria da ONG Banco de Alimentos com a Prefeitura Municipal de São Paulo, estão aproveitamento integral dos alimentos, água, mudanças climáticas, reciclagem, desigualdade social e responsabilidades do governo.

Desperdício de alimentos é um dos temas da série audiovisual criada pela ONG Banco de Alimentos em parceria com a Prefeitura de São Paulo - Na Lata

O conteúdo é gratuito e foi elaborado a partir do livro "Inteligência Social – A Perspectiva de Um Mundo sem Fome(s)", de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG pioneira no combate ao desperdício de alimentos.

"Acredito que a transformação da sociedade se concretizará por meio de soluções inovadoras que integrem empresas, poder público e as camadas carentes da sociedade", diz a autora. "Neste sentido, levar estes conceitos para escolas é como uma semente plantada para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis."

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça anualmente 27 milhões de toneladas de alimentos.

Cuidar da água, reciclar, aproveitar integralmente os alimentos, combater a desigualdade e as mudanças climáticas seriam maneiras, segundo a ONG, de evitar este cenário.

Além dos vídeos, que têm apoio da VR por meio do Promac - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e realização da agência Donna Cultural, o projeto contempla palestras e oficinas ministradas pela Banco de Alimentos nos CEUs paulistanos.

"Conectar estudantes a uma experiência de conscientização sobre a importância do reaproveitamento integral dos alimentos e boas práticas que podem ser adaptadas no dia a dia é um orgulho para nós," afirma João Altman, diretor-executivo de Pessoas, Marca e Cultura da VR.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas