ONG engaja estudantes no combate à fome

Entre as iniciativas, arrecadação de alimentos e exibição de documentário que debate desperdício de comida no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONG Banco de Alimentos promove em outubro uma série de atividades educativas em escolas de São Paulo para engajar educadores e alunos no combate à fome. Pelo menos 6.000 estudantes participam da arrecadação de alimentos que serão distribuídos entre 67 entidades atendidas pela organização.

Entre as iniciativas no mês que marca o Dia Mundial da Alimentação, uma gincana social, a exibição do documentário "Cultura do Desperdício" seguida de debate e uma apresentação de circo que aborda o tema.

ONG Banco de Alimentos combate desperdício e minimiza efeitos da fome por meio da colheita urbana
ONG Banco de Alimentos combate desperdício e minimiza efeitos da fome por meio da colheita urbana - Na Lata

Participam Colégio Marista Arquidiocesano, Escola Carlitos, Escola Alef Peretz, Colégio Johann Gauss, Colégio Bosque Feliz, Colégio Sir Isaac Newton e Escola Alto de Pinheiros. Alunos do IBMEC São Paulo também estarão engajados nas atividades.

A ONG vai distribuir cartilhas e folders com dados sobre desperdício e reaproveitamento de alimentos. Os materiais destacam que cascas, talos, folhas e sementes de quase todas as frutas, verduras e legumes podem se transformar em ingredientes para receitas nutritivas.

"Temos 125 milhões de brasileiros sem garantias de que terão o que comer na próxima refeição em qualidade e quantidade suficiente, enquanto o país desperdiça em média 27 milhões de toneladas de alimentos por ano", diz Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos.

A empreendedora social, que há 24 anos atua pelo combate à fome, acredita que é preciso preparar as novas gerações para construir um Brasil sem fome. "Por isso decidimos trabalhar junto com escolas, levando uma série de atividades para várias faixas etárias", diz ela.

O documentário "Cultura do Desperdício" aborda as complexas relações de produção, circulação e consumo de alimentos com uma visão crítica sobre desigualdade social, alimentação saudável e nutrição.

A apresentação de circo acontece no dia 13 de outubro, às 14h, no Circo Patati Patatá. Pelo menos 600 crianças de entidades assistidas pela ONG Banco de Alimentos assistirão ao espetáculo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.