Obras de artistas indígenas vão a leilão virtual

Público pode arrematar criações em formato NFT e valor arrecadado será destinado a oito etnias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Doare, com apoio da Vale realizam neste mês o Indígena.Arte, leilão filantrópico que reúne obras de oito etnias indígenas. As criações são comercializadas em arquivo NFT, formato de imagem com garantia de autenticidade, e todo o valor arrecadado será repassado aos próprios artistas.

Um índio usa um cocar feito com penas de cor predominantemente azul, e algumas penas de cor verde. O fundo é escuro e dá destaque ao rosco do índio, que apresenta uma feição calma
Obra da artista Yaka Sales, uma das criadoras selecionadas para integrar o leilão virtual Indigena.Art - Divulgação

O leilão virtual contém obras de dez artistas selecionados por meio de uma curadoria especializada. Na escolha dos criadores, foi considerada a variedade de expressões artísticas -pintura, fotografia, artesanato e música-, além da diversidade geográfica e étnica dos candidatos.

"O projeto leva em conta não só nosso compromisso com a diversidade, mas um respeito profundo com as várias expressões artísticas e culturais próprias dos povos originários do país", explica Ruy Fortini, CEO da Doare, socialtech catarinense que conecta doadores a organizações da sociedade civil.

Para participar do leilão e adquirir uma obra de arte, o interessado deve acessar o site do projeto. No ato de compra, o cliente poderá usar a criptomoeda Etherium.

Entre as etnias representadas no projeto estão os povos Huni Kuin (Acre), Anacé (Ceará), Tikuna (Amazonas), Desana (Mato Grosso), Kuikuro (Mato Grosso), Karapató (Amazonas), Guajajara (Maranhão) e Fulni-ô (Pernambuco).

A artista plástica Yaka Sales Huni Kuin, 26, é uma das criadoras selecionadas. Pertencente à etnia homônima, ela afirma que suas criações são uma forma de valorização da cultura de seu povo.

"Desde os 15 anos, faço telas que falam sobre nossa espiritualidade e a força das mulheres. Esse trabalho representa a cosmovisão do povo Huni Kuin, as nossas crenças, histórias e valores", diz.

O projeto Indigena.Art é a primeira iniciativa da Doare, em parceria com a Vale, que traz protagonismo para os povos originários.

Esse trabalho representa a cosmovisão do povo Huni Kuin, as nossas crenças, histórias e valores

Yaka Sales

Artista da etnia Huni Kuin

"Auxiliá-los na articulação com as novas tecnologias é algo que pode ajudar na sua integração com os novos diálogos com a sociedade", completa Fortini.

Em 2022, a Doare foi pioneira no modelo filantrópico ao comercializar NFTs de ilustrações de Elza Soares, Frida Kahlo, Marielle Franco, Tarsila do Amaral, entre outras mulheres que marcaram seu tempo. Diversas ONGs foram beneficiadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.