Siga a folha

Programa seleciona startups para projetos em educação inclusiva

'Nossa Parte Pela Educação' vai fomentar soluções em desenvolvimento territorial por meio de ações em rede

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo (SP)

Startups de impacto social podem se inscrever até 26 de maio no ‘Nossa Parte Pela Educação’, programa que vai fomentar projetos de educação inclusiva em diversas cidades brasileiras.

A iniciativa é do Instituto BRF, associação que direciona os investimentos sociais da BRF, e do Quintessa, aceleradora de impacto.

Escolas inclusivas - Ciej (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, no Capão Redondo. Na foto, alunos, professores e funcionários no refeitório da escola. (Foto: Keiny Andrade/Folhapress)

A proposta é reunir empreendedores para um trabalho em rede com educadores, atores sociais e ONGs, visando a transformação social de territórios a partir da educação.

"O programa reforça a nossa crença de que problemas complexos como o da educação precisam do envolvimento de diferentes atores da sociedade civil, dispostos a implementar iniciativas inovadoras", diz Anna de Souza Aranha, Co-CEO do Quintessa.

A iniciativa terá duas vertentes de atuação: Iniciativa Potências e Iniciativa Transforma.

Em Iniciativa Potências serão selecionadas oito startups para atuação em projetos de educação, empregabilidade e geração de renda para jovens e adultos. Nesta frente podem se inscrever empresas que estejam nas fases de validação do modelo de negócio ou de ida ao mercado.

Já em Iniciativa Transforma, podem se candidatar as startups que estão em fase de tração e que já possuem soluções validadas. Serão selecionadas nove empresas para atuação em 6 municípios: Marau (RS), Dourados (MS), Videira (MS), Paranaguá (PR), Uberlândia (MG) e Vitória de Santo Antão (PE).

Entre os benefícios para as startups selecionadas estão um diagnóstico de gestão, desenvolvimento de Plano de Aceleração na metodologia do Quintessa, treinamentos, acompanhamento e conexão com executivos do Grupo BRF e parceiros.

O programa faz parte do ‘Educação para o Futuro’, frente de atuação do Instituto BRF, criada em 2021 e que abrange ações e parcerias de apoio à educação de qualidade e inclusão no mercado de trabalho.

"A criação de soluções em parceria com representantes da sociedade civil é o melhor caminho para que possamos promover a transformação social de comunidades", diz Raquel Ogando, diretora executiva do Instituto BRF.

As inscrições para o programa podem ser realizadas pelo site www.nossapartepelaeducacao.com.br.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas