Siga a folha

'O Quebra-Nozes' encanta com tom de conto de fadas

Volume 4 da Coleção Folha leva balé de Tchaikovsky às bancas no dia 11

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo
Bailarinas do Royal Ballet de Londres em montagem de ‘O Quebra-Nozes’ - Kieran Doherty - 19.dez.02/Reuters

O clássico natalino "O Quebra-Nozes", quarto volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para as Crianças, chega às bancas no próximo domingo (11).

O enredo da obra se baseia na adaptação para o francês, feita por Alexandre Dumas, pai, do conto "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos", escrito pelo alemão E.T.A. Hoffman (1776-1822), um dos mestres da literatura fantástica mundial.

A peça transcorre no século 19 e conta a história de Clara e seu presente de Natal, um soldadinho de madeira que serve para abrir nozes.

À noite, ao som das 12 badaladas do relógio, camundongos aparecem por todos os lados. Em meio a essa invasão de ratos, o boneco de Clara ganha vida e mostra-se um exímio soldado.

O Quebra-Nozes apresenta a menina, então, ao seu Bosque Encantado, onde Clara se maravilha com as fadas; juntos, brinquedo e dona aprontam várias peripécias.

Familiar aos pequenos, a música foi composta pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-93), sendo um dos três balés concebidos pelo compositor. Representante do período romântico, ele é conhecido por sua mistura de elementos italianos, franceses e russos.

Dois anos após lançar "A Bela Adormecida", Tchaikovsky lançou sua versão em bailado de "O Quebra-Nozes" em 1892 na Rússia, mas foi um fracasso. Somente com o passar dos anos a obra transformou-se em uma das mais representadas no mundo.

O compositor morreu sem ver o sucesso de sua composição, cuja música foi largamente utilizada no cinema.

Flautins, flautas, trompas, fagotes e clarinetes são alguns dos instrumentos utilizados para criar o ambiente de conto de fadas da peça.

Além do livro, o terceiro volume da Coleção Folha apresenta ao pequeno leitor diversos passatempos e um CD com seis faixas interpretadas pela Orquestra Sinfônica da Rádio Tchecoslovaca (Bratislava), regida pelo eslovaco Ondrej Lenárd.

Cada música é relacionada a um trecho dessa história. A "Dança da Fada de Açúcar" no Reino dos Doces é possivelmente a parte mais popular da coreografia da dupla Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901). É quando Clara conhece casas de biscoito, nuvens de açúcar, um rio de chocolate e, é claro, a famosa Fada de Açúcar.

Uma nova versão será lançado pelos estúdios Disney em novembro deste ano.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas