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Para mostrar impactos do estupro, artista destrói mesas e cola os pedaços

Colombiana Doris Salcedo é conhecida por ter colocado uma rachadura gigante no meio do Tate Modern, em Londres

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Londres | Reuters

A escultora colombiana  Doris Salcedo inaugurou seu novo trabalho nesta sexta-feira (28) na galeria  White Cube, em Londres.

A ideia é mostrar os impactos duradouros do estupro.

A obra "Tabula Rasa" consiste em cinco mesas de madeira, que foram estraçalhadas por Salcedo em uma infinidade de pedaços, para em seguida serem colados de volta, formando novamente as mesas —agora "cicatrizadas".

"Tabula Rasa" obra da colombiana Doris Salcedo, na White Cube Gallery, em Londres - Umberto Bacchi/Reuters

"Uma vez que você quebrou uma dessas mesas de madeira, é impossível apresentá-la como se nada tivesse acontecido", disse a artista colombiana.

No Brasil, a escultora tem a obra "Neither" em Inhotim, numa galeria só para ela.

Doris Salcedo é conhecida por ter colocado uma rachadura gigante no meio do Tate Modern, em Londres, na instalação "Shibboleth I".

A galeria White Cube já teve filial em São Paulo, mas esta foi fechada em 2015. Na época, segundo uma funcionária, o projeto paulistano já havia nascido com prazo para terminar. Era para ser uma "galeria pop-up", ou seja, temporária.

A obra "Shibboleth", da artista plástica colombiana Doris Salcedo, uma fissura de 167 metros, que está na exposição "Tate Modern", em Londres (Inglaterra) - Edmond Terakopian/AFP

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