Siga a folha

Vocalista do Cranberries morreu afogada em banheira, diz laudo

Dolores O'Riordan foi encontrada morta em quarto de hotel em Londres, em janeiro deste ano

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Dolores O'Riordan, vocalista do grupo irlandês The Cranberries, morta em janiero deste ano - Li Fangyu/Xinhua

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dublin | Reuters

Segundo laudo divulgado hoje (6), a vocalista do grupo The Cranberries Dolores O'Riordan morreu afogada numa banheira em um hotel de Londres, no Reino Unido, após intoxicação alcoólica.

Peritos disseram que a cantora havia ingerido uma quantidade excessiva de álcool —o exame toxicológico mostrou que havia 330 mg de álcool por 100 ml de sangue, o que significa que ela bebeu quatro vezes o limite legal para poder dirigir no Reino Unido.

​O'Riordan morreu no dia 15 de janeiro deste ano, aos 46 anos. Até então, a morte era dada como acidental.

Formada em 1989 em Limerick, na Irlanda, a banda The Cranberries tornou-se famosa com o álbum de estreia "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", de 1993. Além de O'Riordan, a banda inclui Fergal Lawler (bateria) e os irmãos Noel Hogan (guitarra) e Mike Hogan (baixo).

Frequentemente identificada com o rock alternativo e com o pós-grunge, a banda tinha forte vocação para o pop rock e foi uma das atrações de rock mais bem-sucedidas comercialmente nos anos 1990, tendo vendido mais de 40 milhões de discos desde então.

A banda se separou em 2003. Nos anos seguintes, O'Riordan dedicou-se a uma carreira solo na qual lançou dois álbuns, além de diversas colaborações com outros artistas.

O grupo se reuniu em 2009 e lançou mais dois álbuns, "Roses" (2012) e "Something Else" (2017).

Com a banda, a cantora veio ao Brasil em 2010 com a turnê sul-americana "Reunion", passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília e Porto Alegre.

A letra meio falada, meio cantada de "Linger", sobre uma relação de amor frustrada, e o sotaque e o tom de voz peculiares da cantora (O'Riordan era meio-soprano) chamaram a atenção de crítica e público em um ambiente tomado pelo som denso e gritado das bandas grunge e de remanescentes do hard rock.

"Escrevi sobre ser rejeitada", disse a cantora sobre o clássico durante entrevista ao jornal britânico "The Guardian" em 2017. "Nunca imaginei que se tornaria uma grande canção", completou.

Também colaboraram para alçar a banda ao top 10 norte-americano o videoclipe de tons cinematográficos e ares retrô de "Linger" e a habilidade audiovisual do grupo, manifesta em outros videoclipes de sucesso, como "Zombie" e "Dreams"

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas