Siga a folha

Descrição de chapéu Rock in Rio

Black Eyed Peas canta com Anitta e desce de tirolesa no Rock in Rio

Com participação da cantora brasileira, trio fez show recheado de hits dos anos 2000

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O Black Eyed Peas fez o show que o público queria neste sábado (5) de Rock in Rio. Sem espaço para enrolação, o grupo descartou a fase atual e resgatou seu pop embebido em auto-tune, hip-hop e EDM dos anos 2000 para uma plateia que só queria saber de dançar.

O show teve até participação de Anitta, que também havia cantando no palco principal do festival horas antes. A brasileira encantou, de top e calça amarelos, fazendo os agudos do hit "Don't Lie", já no fim da apresentação.

Will.i.am descendo de tirolesa durante show do Black Eyed Peas no Rock in Rio - Adriano Vizoni/Folhapress

Ela também cantou "eXplosion", reggaeton do Black Eyed Peas com os vocais de Anitta. Até por ter sido lançada nesta semana, a música não empolgou, ainda que a presença da cantora tenha sido suficiente para satisfazer a plateia.

Neste Rock in Rio, o Black Eyed Peas vive uma situação curiosa. Na última edição do festival, em 2017, a ex-vocalista Fergie tocou um repertório parecido com o do grupo neste sábado.

O show dos integrantes remanescentes, contudo, foi ainda mais apelativo do que o da estrela pop. Em cima do palco, o trio foi imparável, correndo de um lado ao outro e pedindo a participação dos fãs a todo o momento –apesar do calor no Rio de Janeiro.

Logo na abertura, "Let's Get it Started", o líder do grupo, Will.i.am., já estava cantando enquanto descia a tirolesa que passa em frente ao palco. Depois de "Imma Be" e "Rock That Body", o público já estava ensandecido.

Os hits dos anos 2000 deram o tom da festa. Músicas como "Boom Boom Pow" e "Pump It" continuam tão pegajosas quanto quando saíram, em 2009 e 2005, no auge do Black Eyed Peas.

Em "Just Can't Get Enough", Apl.De.Ap amarrou uma bandeira do Brasil à cabeça. Em "Mi Gente", parceria com o colombiano J Balvin, Taboo saudou os fãs latinos que vieram ao Rock in Rio e dançou break no centro do palco.

Sem Fergie, o Black Eyed Peas passa por um momento de resgate das raízes no hip-hop nova-iorquino, onde o grupo foi criado em 1995. Eles lançaram um disco de inéditas no ano passado, "Masters of the Sun, Volume 1", mas não tocaram nenhuma faixa do trabalho.

A única nova foi o single "Mami", que saiu este ano. O reggaeton acústico soou morno, mesmo com a presença do grupo colombiano Piso 21 no palco.

O show também jogou luz sobre a influência do Black Eyed Peas na dance music atual. As misturas de EDM com hip-hop que dominaram o pop americano da última década até hoje influenciam DJs —como o brasileiro Alok, que tocou no primeiro fim de semana de Rock in Rio.

Além de produtor renomado, com gente do cacife de Justin Timberlake e Mariah Carey no currículo, Will.i.am. é um mestre do auto-tune. Ao vivo, ele usa sem nenhum pudor a ferramenta de manipulação de voz.

Em dia de pop, com shows de Anitta e P!nk, o Black Eyed Peas foi o mais dançante que pôde. Em vez de resgatar músicas menos conhecidas, o grupo tocou apenas hits e teve até um set de DJ de Will.i.am. no meio da apresentação.

Na reta final, o líder do Black Eyed Peas dedicou a balada "Where Is the Love?" às "pessoas nas florestas tropicais", disse que ama o Brasil, Jorge Ben Jor e o nosso funk. Logo depois, o público puxou um coro tímido de xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro.

A apresentação acabou com "I Gotta Feeling", hit de 2009 ao qual ninguém no festival passou imune. Foi um encerramento afirmativo, com a música mais contagiante do show mais contagiante que o Black Eyed Peas foi capaz de fazer.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas