Siga a folha

Um dos criadores de Asterix, Albert Uderzo morre aos 92 anos na França

Artista criou personagem que se tornou marca cultural na França ao lado de René Goscinny

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris | AFP

O artista Albert Uderzo, criador das histórias do personagem Asterix ao lado de René Goscinny, morreu nesta terça-feira (24), aos 92 anos.

O anúncio foi feito pela família. "Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua residência em Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas", afirmou seu genro Bernard de Choisy.

Com Goscinny, Uderzo criou os quadrinhos de Asterix e Obelix em 1959.

Seis décadas mais tarde, 370 milhões de exemplares das histórias dos personagens foram vendidos em todo o mundo, traduzidos para 111 línguas e dialetos —o que tornou a HQ um marco cultural da França.

A dupla publicou 24 álbuns, até que Goscinny morreu em 1977, aos 51 anos.

Durante muito tempo, Uderzo foi contrário à criação de novas histórias após a morte do colega. Mas mudou de ideia, e Asterix explorou outras linguagens, como o desenho animado e o cinema.

Em 2011, Uderzo deixou a produção das histórias do personagem e passou o bastão a autores mais jovens, supervisionando o trabalho.

A 38ª edição da franquia, "A Filha de Vercingétorix", foi lançada em outubro do ano passado na França e trouxe, pela primeira vez, uma protagonista feminina.

Uderzo conta em sua autobiografia que o gosto por desenhar surgiu na infância, período em que também descobriu ser daltônico. Segundo ele, desenhos como Mickey Mouse, "Branca de Neve e os Sete Anões" e outros personagens de Walt Disney eram suas grandes inspirações nessa época.

Em 1945, Uderzo tinha 18 anos e decidiu concorrer a um concurso do jornal France Soir, que prometia a publicação do melhor quadrinho enviado. Essa foi uma das primeiras grandes conquistas do jovem artista, que venceu o concurso com seu personagem Clopinard, um ex-soldado de Napoleão que era mal-humorado.

Ao narrar seus primeiros trabalhos ao lado de Goscinny, o artista diz que, depois de ambos concordarem com "a urgência de trazer sangue novo" ao universo das HQs, decidiram trabalhar juntos.

"Eu tinha 24 anos, ele 25, e queríamos refazer o mundo com toda a inconsciência e toda a audácia de nossa juventude", escreveu na autobiografia.

​Albert Uderzo em vida

  • Albert Uderzo nasceu em Fismes (Marne, na França) em uma família de imigrantes italianos, em 25 de abril de 1927.
  • Em 1934, ele foi naturalizado como francês.
  • Em 1940, Uderzo publicou seus primeiros desenhos.
  • Em 1945, o artista ilustra o quadrinho Flamberge.
  • Em 1959, o artista se uniu oficialmente a René Goscinny para trabalharem juntos.
  • Em 1961, foi lançada a 1ª edição da franquia "Astérix le Gaulois", que viria a ser um sucesso de vendas pouco tempo depois.
  • Em 2019 foi lançada a última edição da saga, que comemorava o 60º aniversário. A HQ foi dirigida por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad​.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas