Siga a folha

Descrição de chapéu
Televisão Maratona

Documentário esclarece como Hollywood não soube retratar os trans

Feito com carinho pela história das personagens, 'Revelação', da Netflix, traz ponto de vista de atores e cineastas transgênero

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Revelação

Avaliação: Ótimo
  • Onde: Disponível na Netflix

Junho é o mês do Orgulho LGBT, quando ocorrem as paradas pelo mundo. Neste ano, por causa da pandemia, essa foi mais uma comemoração que não aconteceu. Mas um documentário da Netflix faz o que os desfiles deixaram de fazer, celebrar os transgêneros.

“Revelação” é feito com maestria, cuidado e carinho pela história das personagens. Entrevistando atores trans, entre eles Laverne Cox, de “Orange Is the New Black”, atriz que é linha condutora do longa e sua produtora, a obra mergulha na história da representação de transgêneros no audiovisual.

Um dado surpreendente revelado na obra é que 80% dos habitantes do mundo não conhecem nenhuma pessoa trans. E isso também é verdade para as próprias trans, que procuram referências sobre as suas identidades no cinema e na televisão.

E, até há pouco, esses meios usavam atores cisgênero para interpretar personagens trans. “Revelação” mostra vários exemplos, entre eles Hillary Swank, que ganhou o Oscar fazendo um garoto trans em “Meninos Não Choram”, e Jared Leto, que também levou uma estatueta pelo papel de travesti em “Clube de Compras Dallas”. Eddie Redmayne foi indicado por seu papel em “Garota Dinamarquesa”.

Só isso reforça a sensação de que uma pessoa trans é alguém fantasiado de outra pessoa.

Numa passagem, a atriz e escritora Jen Richards relata que uma amiga perguntou se ela era como o serial killer Buffalo Bill, de “O Silêncio dos Inocentes”, quando ela contou que iria começar sua transição.

O time de entrevistados é grande, quase todo mais conhecido nos Estados Unidos. Estão lá as atrizes Alexandra Billings, Sandra Caldwell, Jazzmun e Trace Lysette, os atores Chaz Bono (filho de Cher), Elliot Fletcher e Brian Michael Smith, além da cineasta Lilly Wachowski (de “Matrix”). Todos são trans, não há um cisgênero. É o ponto de vista deles que o filme quer mostrar.

Como as imagens de outros grupos marginalizados, a maioria das descrições de transgêneros tem sido ofensiva. Prostitutas, vítimas de estupro e assassinos psicóticos formam a maior parte dos papéis dos trans até agora. O documentário chega a afirmar que essas narrativas tiveram seu papel na violência contra pessoas trans, especialmente as negras.

Nas comédias, personagens trans são piada. O escritor Zeke Smith lembra o horror que sentiu ao rever um dos filmes favoritos da infância, “Ace Ventura: Um Detetive Diferente”, pela cena em que o personagem de Jim Carrey nota que a mulher com quem contracena é trans e tem ânsia de vômito. Mais que isso, ele tira toda a roupa, joga num balde e bota fogo em tudo. E a comédia não foi a única a fazer isso.

Mas também houve alguns pontos iluminados, como “Victor ou Victoria”, “Ma Vie en Rose” e “Yentl”. Até o personagem Pernalonga merece elogios por um especial em que finge ser uma coelha.

A conclusão do filme é que, apesar das coisas terem melhorado nos últimos anos, existe ainda muito trabalho a ser feito. Uma obra bem acabada como “Revelação” vai certamente ajudar a causa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas