Siga a folha

Descrição de chapéu Ao Vivo em Casa

'Teatro lotado já não se paga, como vai ser com 30% da plateia?', diz Denise Fraga

No Ao Vivo em Casa, atriz falou sobre projeto online no canal Eu de Você, dirigida pelo marido Luiz Villaça

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A atriz Denise Fraga e o diretor Luiz Villaça participaram nesta sexta-feira (14) do Ao Vivo em Casa, série de lives criada pela Folha para o período de distanciamento social.

Fraga e Villaça conversaram com Marcella Franco, colaboradora deste jornal, sobre a série "Horas em Casa", que traz monólogos da atriz com reflexões sobre sentimentos e situações de confinamento.

O trabalho surgiu a partir de uma inquietude do casal, sobre como "esse denominador comum, o vírus, escancarou as diferenças [entre as pessoas], e é muito curioso o que cada um enfrenta, esse leque de enfrentamentos do mesmo problema", nas palavras de Fraga.

Segundo a atriz, a quarentena nos deu uma pista do que é uma atividade essencial. "Em tempos de crise, arte”, diz Fraga. "Se você está preocupado com o sofrimento do seu povo, incentive a arte, porque a arte nos ajuda a compreender os nossos dramas."

Ela brinca que "a arte te faz sofrer 'mais bonito', ela não vai te livrar do sofrimento, a lucidez não nos livra dos males —ela te dá companheiros", diz.

A série, produzida pela Café Royal e disponível no canal Eu de Você, no YouTube, é um exercício nesses tempos estranhos, resultado da inquietude de um grupo de artistas, segundo Villaça, diretor do programa e sócio da Café Royal.

"Horas em Casa" descreve relações e situações típicas do momento atual, de modo bastante intimista, o que causa identificação com quem assiste, nomeando sentimentos e reações. É dessa forma que, ao criar o projeto, os artistas pretendem usar a arte para estabelecer conexões entre as pessoas.

“O humor é um chamado ao pensamento. Quando você fala as coisas de forma bem humorada e com ironia você tá chamando a pessoa pela inteligência, porque ninguém ri daquilo que não entende. É uma forma de capturar alguém pela razão, pelo pensamento”, diz a atriz.

Segundo Fraga, o fenômeno das lives pode representar o surgimento de um novo formato de espetáculo, que não é teatro nem cinema. “Não substitui o teatro de maneira alguma, mas são brechas criativas para novas existências online”, diz. “O problema é que ainda não se entendeu como se cobrar, como ganhar dinheiro com esse formato.”

Villaça falou do momento político sensível que as artes vivem. "Infelizmente não é tocado do jeito que deveria ser, pelo contrário, ele é dificultado ao máximo", disse, lembrando a crise da Cinemateca Brasileira.

Sobre o pós-pandemia, Villaça diz que "o teatro, que foi um dos primeiro a parar, deve ser um dos últimos a voltar". E quando voltar, práticas de distanciamento devem entrar em prática, impactando as bilheterias e os orçamentos dos profissionais das artes cências.

"Se um teatro lotado já não se paga, eu fico imaginando como vai ser com 30% da plateia. Arte precisa de incentivo", diz Denise.

Criada por Cassia Conti, Denise Fraga, Luiz Villaça, Rafael Gomes e Silvia Gomez, a websérie conta com fotografia de Pedro Villaça e é toda gravada em casa. Os episódios são lançados aos sábados.

O canal, criado especialmente para o projeto, é homônimo da peça “Eu de Você”, também produzida pela Café Royal, dirigida por Villaça e apresentada por Denise no ano passado, em que a atriz interpretou sozinha histórias reais. Desse modo, a inspiração do novo projeto vem da adaptação do palco para o digital, mas com uma narrativa que reflete essa nova realidade.
Arte do Ao Vivo Em Casa com foto de Denise Fraga - Núcleo de Imagem

Todas as sextas, às 17h, a Ilustrada apresenta convidados do mundo das artes, entre músicos, cineastas, dramaturgos, escritores, estilistas, artistas plásticos e diretores de TV. As lives têm exibição tanto no site do jornal quanto no canal do jornal no YouTube.

As editorias de Turismo e Comida se revezam no horário, com bate-papos sobre o impacto da quarentena no mercado de viagens, mostrando os direitos do consumidor e o que deve acontecer depois do pico da pandemia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas