Siga a folha

Coleção Folha narra história de Anne Frank, menina que fez diário durante o nazismo

Quarto volume da série de biografias para crianças toca em temas duros de maneira adequada para os pequenos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Neste final de semana, a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças trará a história da pequena Anne Frank, uma criança judia que escreveu suas percepções sobre a vida enquanto permanecia escondida do regime nazista. Em 1933, quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, Anne Frank e sua família se viram obrigadas a fugir para a Holanda diante do crescente antissemitismo em seu país.

O livro conta a história da fuga e como ela e seus familiares conseguiram se estabelecer em Amsterdã. A protagonista, inclusive, gozou de uma vida normal como qualquer criança nesse tempo. Entretanto, após a invasão alemã, as perseguições aos judeus se iniciaram também na Holanda e todas as já conhecidas atrocidades direcionadas aos judeus aconteceram por lá.

É nessa parte que a publicação infantil se mostra interessante, ao tocar num tema tão duro de maneira adequada ao entendimento dos pequenos.

O livro sabe dimensionar as perseguições nazistas, explica como essa parcela da população era maltratada e obrigada a usar uma estrela amarela nas roupas para que fossem discriminados. Também explica o que foram os campos de concentração e narra o período em que a biografada teve de se esconder num sótão com outros refugiados.

Aliás, nesse período em que viveram no refúgio, Anne, seu pai, sua mãe e sua irmã só conseguiram sobreviver graças à ajuda de amigas da família que transgrediam as leis injustas e mantinham essas pessoas escondidas num espaço que chamavam "Anexo Secreto".

Nesse ponto, o livro também é relevante ao ensinar aos pequenos que Anne e sua família só continuaram vivos, ainda que por um período, porque outras pessoas ousaram desobedecer à "política de tortura e assassinato de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial".

A publicação tem o objetivo de ensinar às crianças como aquela época foi terrível, como o fanatismo e o racismo são perigosos e de como é importante lutar contra eles.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas